O grão de café

Hoje estava ministrando uma aula de história sobre a era cafeeira no Brasil, e me deparei com texto interessante no livro didático. O autor fez uso de uma personificação e o narrador do texto era um grão de café. Ele contava as etapas pelas quais passou até chegar ao ponto de estar pronto para consumo e oferecer sabor ao paladar de todos quantos o degustasse. Ele fez uma narração do processo : amadurecimento, colheita,secagem,retirada das cascas,peneiragem , ventilação e ensacamento. Me chamou atenção quando ele relata que era pisado , passavam por cima dele várias vezes para quebrar_lhe a casca.

Fiquei pensando que muitas vezes passamos por etapas semelhantes até chegar a estar “aptos “ para exercer o chamado de Deus para com nossas vidas, até chegarmos ao ponto de que nossas palavras, atitudes transmitam sabor ,ou seja, sejam úteis e sirvam de alimento para a alma de muitos.

O processo do amadurecimento é o tempo da espera, do anonimato, do preparo ,nesses momentos nos falta por vezes paciência, nos sentimos desvalorizados, inúteis até,mas é apenas um processo .O processo da retirada das cascas : arrogância, prepotência, sentimento de superioridade, insensibilidade à dor alheia, egoísmo, talvez seja o mais difícil, pois somos pisados de forma cruel até a casca dura se quebre. Como dói!! Quase sempre quando pisam ,encostam em feridas não cicatrizadas e o sofrimento só aumenta. O peneiramento para retirada das impurezas é outro processo que causa desconforto ,somos tirados do lugar comum, agitados , porém no final a recompensa é certa.

Qualquer que seja o processo pelo qual você esteja passando,acredite que no final tem propósito que talvez no momento não entendas, mas tudo valerá a pena

Abigail Roha
Enviado por Abigail Roha em 27/10/2019
Código do texto: T6780758
Classificação de conteúdo: seguro