"NÃO SE PODE FICAR É CALADO!!!"

81873

Rio de Janeiro, Quarta-feira, 30 de Outubro de 2019

Um ser humano alcançar idade avançada, no que agora chamam de terceira idade, possui nuances mil. Boas e más. E sabe-se que cada um de nós carrega situações que definirão essas posições.

Parece não existir uma regra básica para se alcançar/possuir uma vida perfeita. E o primeiro fato encontra-se na saúde. As naturezas humanas são diversas e múltiplas, por isso uns terão boa e outros má velhices. Mas a vida é assim mesmo.

No entanto, o mundo por ser redondo dá voltas. Isso representa dizer que tudo mudará com o decorrer do tempo e da vida. E assim fica imprevisível o futuro de todos, guardando as devidas proporções, porque quem se cuidar terá um melhor resultado lá adiante.

Para quem se volta a observar a tudo e a todos o que está nesse mundo, perceberá nuances que alguns não percebem. E uma delas consiste nas facilidades que a vida tem oferecido em geral, diferentemente do que era e do que tínhamos nós, os coroas atuais, em décadas passadas.

Basicamente tudo é fácil nos dias presentes. Principalmente para se ganhar dinheiro. Mesmo sabendo que alguns tenham dificuldades para isso. Mas a juventude está se aproveitando dessas facilidades. Talvez seja por isso que andam se perdendo. Não sabem o real valor das coisas, principalmente de seu trabalho. Não dão o merecido valor a ele, da forma como era observado em tempos passados.

Por um lado tudo isso é positivo. Mas por outro, vemos a coisa degringolar. E o primeiro aspecto que se observa é enveredar pelo mau caminho, querer se dar bem a qualquer preço, nem que para isso se tenha que passar por cima do semelhante ou até mesmo agir criminosamente. E despreocupando-se totalmente com a qualidade daquilo que produzem.

Para se observar isso, basta prestar atenção no número de jovens mortos nessas últimas décadas. Isso tem, sim, um determinado fundamento. Só que não se quer aprofundar-se nessas questões. Será que alguém já se perguntou por que um jovem envereda pelo crime? Eis aí uma importante e necessária análise (individual e coletiva).

O caminho das pedras para tal perspectiva está nas palavras do Lula em 1993, quando afirmou que "no Congresso Nacional havia trezentos picaretas". E antes disso, em 1985, o crime assumiu o comando da nação. Defenderei tal tese a qualquer preço. Afinal, sou um brasileiro em pleno uso de suas faculdades mentais e, principalmente, dos princípios democráticos que possuo e tenho direito.

Infelizmente não há mais foco naquelas premissas de antes. O desvirtuamento coletivo instalou-se. Por isso estamos sob uma desordem crônica, onde a própria lei é desconsiderada e desobedecida. E até mesmo seus agentes são desprestigiados de forma acentuada.

O grau de descalabro em nossa nação alcançou patamares extremos. A falta de respeito a tudo e a todos grassa estupidamente país afora. E isso não é nada positivo. Só fica restando uma indagação: onde é que tudo isso irá parar?

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 30/10/2019
Código do texto: T6782715
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.