DEPOIS DA FARDA

Aos poucos os automóveis vão se enfileirando na alameda florida que se estende até o pórtico onde se lê "Rancho Alegre". E é de alegria que é preenchido o coração de todos os visitante que adentram no sitio do sargento Leonel.

É habito dos policiais aposentados reunirem se anualmente. Porém esse ano a emoção é maior, pois nesse encontro o sargento Leonel comemora o cinquentenário do seu ingresso na Brigada Militar. E a chegada de cada ex colega é brindada com alegria e satisfação. Pois cada um deles é sobrevivente de uma missão castigadora e cruel, de um trabalho estressante, sempre exposto as intempéries e adversidades de um dia a dia cruel. Torna-se portanto, esse encontro um brinde a vida, a vida que segue, que seguiu mesmo depois da farda...

Alguns participantes do encontro trazem as esposas. Mulheres fortes, cujas orações diárias, com certeza, foram ouvidas, pois ali em momento de tanta alegria, estão seus heróis. Esses, que por tantas vezes arriscaram a própria vida, estão hoje, e após algumas cervejas, arriscando versos, enaltecendo as companheiras e responsabilizando-as pelo seu sucessos nessa caminhada íngreme.

A manhã se vai, a animação é geral, com muitas risadas e com o cheiro forte do churrasco enchendo os ares. E mãos que tantas vezes não puderam tremer no uso de uma arma, agora elevam, como que aos céus, um espeto brilhante com carne da melhor qualidade.

A animação é geral, formam-se pequenos subgrupos, onde toma-se conhecimento das novas historias de cada um, dos destinos alterados pela aposentadoria, pela chegada dos netos e bisnetos, pelas viagens e novas descobertas. Fala-se também dos males e das perdas relevantes, porém inevitáveis na vida de cada um.

E esses profissionais que por tanto tempo não tiveram a certeza de ver o final do dia, agora tem no acolhimento e entendimento do colega a certeza que há muitas dádivas mesmo depois da farda...

CEIÇA
Enviado por CEIÇA em 04/11/2019
Reeditado em 05/11/2019
Código do texto: T6787087
Classificação de conteúdo: seguro