EU E AS MINHAS “ESQUISITICES” (BVIW)
 
Naturalmente, já passei da idade de ostentar uma CABEÇA DE NERD, mas confesso que tenho cá as minhas  “esquisitices”. E em consequência,  fico por aqui pensando e citando o pensamento dos outros,  contrariando o pai de Nero, isto é, Sêneca, que disse que o saber por citações é próprio dos incompetentes, o que acho um contra-senso,  se ninguém tivesse citado  as grandes  cabeças pensantes da humanidade hoje eles eram uns ilustres desconhecidos e, como então, concordar ou descordar dos seus pensamentos, das suas teorias, das suas verdades? E atrás dessas teorias e verdades que procuro Santo Tomás de Aquino, Descartes,  Gasset...
Com toda essa gente na cabeça fui sentar na pedra com a mão no queixo ... Ai me entra outra figura na conversa, Kart Jasper, que diz na Introdução ao Pensamento Filosófico, que a filosofia aspira a verdade total que o mundo não quer. A filosofia é, portanto, perturbadora da paz. E a verdade o que será? A filosofia busca a verdade nas múltiplas significaçõe . Busca, mas não possui o significado e substância da verdade única. A verdade não é estática e definitiva, mas movimento incessante.
E com essa “filosofia perturbadora da paz”, a conclusão que  chego, é que, só trocando de retina por uma outra imaginária para enxergar o aspecto real do mundo. Que o diga Gasset
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 06/11/2019
Reeditado em 06/11/2019
Código do texto: T6788534
Classificação de conteúdo: seguro