O FARDO DA VERDADE

" É conhecereis a verdade e a verdade vos libertará "

É um texto bíblico que fascina pelo seu peso na vida cotidiana e pela sua extinção quando ela precisa ser usada.

Ensinamos nossos filhos e aprendemos de nossos pais que falar a verdade é o que importa.

Mas falar a verdade não é tão simples. Não fomos preparados a ouvir a verdade, ela doi em quem fala é a quem ouve parece ofensa.

Quem de nós nunca ouviu falar em vida dupla. Porque uma pessoa vive vida dupla?

Podemos falar de tudo. Desde falta de vergonha, o que em N casos é verdade, mas aqui não falaremos disso. Falaremos de falar a verdade sobre uma situação diferente.

Encontramos muitas pessoas que são fechadas dentro de um mundo que é só seu. POR mais que você tente não consegue chegar lá. Ela vive em dois MUNDOS, o seu mundo onde a verdade sobre si existe e aquele onde quem é não pode ser exposto.

Uma dessas situações ainda é a condição sexual de algumas pessoas. Condições de casamentos de outros e até a vida financeira.

Alguns casamentos são verdadeiras caixa preta. Aparência de vida, sorriso de vida, mas por dentro é morte. Violência e muitas dores, dependências e frustrações.

Minha geração viveu um período de silêncio emocional diferente de hoje. Nossos pais nos ouvia naquilo que interessava a eles ouvir. Não tínhamos a liberdade de falar a eles o que realmente passava em nosso interior.

Assim vimos muitos casamentos nesse novo tempo chegar ao fim, a maioria vem dessa minha geração. Hoje com essa vida mais liberta emocionalmente conseguem assumir sua história e ir além.

Você encontra jovens de até vinte anos falando de sua sexualidade abertamente e não mais tendo que assumir casamentos normativos para ser aceito em suas familias.

A família nem sempre aceita, porém se dá conta de recomeçar e caminhar feliz. Consegue romper com paradigmas de forma mais natural. E os pais que sempre viram essa condição em seus filhos também conseguem ver além de suas idealizações.

Há cerca de dez anos atrás eu perdia amigos e via jovens em situações de suicídio e ao longo do tempo com a família mexendo em suas coisas vai encontrando vestígios desse fim de vida. Porque falar não nos era liberado.

O sofrimento de algumas doenças era silencioso, a depressão era preguiça e falta de trabalho. A dor da alma era para os fracos e a morte era esperada antes dos 60, porque aos 40 já estávamos virando a Serra.

A nova geração conhece a velhice como recomeçar, as questões sexuais como normais e a família é aquela onde encontra aconchego.

Mas uma coisa eles ainda precisam aprender que toda conquista que eles têm hoje custou a nossa história. Custou nossa batalha e de outras gerações.

Não tínhamos liberdade de expressão mas tínhamos maravilhosas canções que usamos para falar por nós. Tínhamos até novelas que nos ensinava alguma coisa e não trazia confusão e absurdos como agora.

E nós estamos aprendendo com eles que a distância não é tão longe. Que o celular facilita a vida e que sentimentos também são para serem ditos.

A verdade ainda precisa nos libertar. Ela precisa mesmo num tempo pós moderno ser a chave mestra. Não é só falar a verdade mas ouvir a verdade sem agredir.

Assim vamos chegar a um equilíbrio muito maior onde a paz deixa de ser utopia e passa ser guia.

Até a próxima...

Leticia Carrijo
Enviado por Leticia Carrijo em 07/11/2019
Código do texto: T6789065
Classificação de conteúdo: seguro