Empatas versus Narcisistas

Se tem algo mais antagônico ,dentro das patologias de transtornos de personalidade ,quanto a convivência entre empatas e narcisistas eu desconheço. Os narcisistas são descritos por alguns psicanalistas como "demônios sugadores de energia" e quando por uma questão de necessidade ambos precisam conviver é um desafio extremamente complicado porque o empata será o único capaz de perceber as ações maquiavélicas dos narcisistas e suas reais intenções, desmascarando essa mente astuta e demoníaca isso é o que pode existir de mais terrível para eles ,que seduzem e encantam a todos para lhes sacar suas forças e energias sugando os mesmos para suas armadilhas psicológicas . Comecei a estudar os narcisistas a partir da minha própria necessidade de convivência com alguém acometida por essa personalidade. Identificar um narcisista patológico no início é muito difícil porque eles realmente são muito graciosos,sabem massagear o ego das pessoas, são seguros de si,são sedutores e aparentemente preocupados com o bem estar daqueles que o cercam,na psicologia a fase inicial de um relacionamento com um narcisista é descrita como a fase onde eles colocam suas presas em um pedestal, estudam suas principais características e criam uma estratégia de abordar cada uma das suas vítimas. mas cada pequeno gesto de pseudo sentimento por ele investido será cobrado com juros nas outras fases descritas no diagnóstico de narcisismo. A total falta de empatia com a dor do outro ,a total alienação da realidade, a exacerbada necessidade de controlar as pessoas por meio da sua beleza e poder de sedução,a frieza ,a indiferença, a ostentação de valores que não possuem,são traços marcantes dessa mente perversa e cruel. Depois de viciar e entorpecer as pessoas então vem a fase onde eles constantemente se autovitimizam para obter a piedade e misericórdia do outro para justificar seus deslizes,nessa fase já não conseguem mais manter a ilusão de serem o que nunca foram e manipulam as pessoas as fazendo crer que eles não são cruéis por serem pessoas ruins e sim porque são uns coitados que sofrem com a incompreensão do meio em que vivem. A característica mais importante é a capacidade de simular, fingir,inventar sentimentos que não conseguem sentir,eles apenas imitam aqueles que realmente são verdadeiros. A falta de remorso ou reconhecer seus erros são também parte desse contexto. Na 3 fase descrita como busca de suplementos o narcisista vai exigir que seja permanentemente exautado,venerado porque ser mais importante no mundo do que ele e suas vontades não existe, todos que convivem diariamente com eles sabem exatamente tudo o que eles são capazes de fazer para continuar recebendo a suplementação de tudo o que ele acha que a outra pessoa tem obrigação de dar a ele por ele ter doado a sua beleza e atenção, não aceitam ser subordinados a ninguém, são transgressores de todas as regras e leis, usam artimanhas inescrupulosas para manter todos a sua volta lhes sendo devotados. O empata num primeiro momento se deixa iludir e realmente crê que está lidando com alguém maravilhoso, mas a sensibilidade do empata logo começa a observar claramente exatamente quem de verdade é o narcisista e quão mal ele poderá fazer às outras pessoas. Um narcisista quando contrariado ,ameaçado ou intimidado será capaz de coisas que nem se pode imaginar. Livrar-se desse tipo de pessoa é muito difícil, elas conseguem reverter o jogo ,sabem exatamente onde você é vulnerável e como devem agir para desestabilizar você e tornar você um eterno dependente dessa pessoa. Todas as informações aqui contidas refletem exatamente na personalidade de alguém muito próxima a mim,se você percebeu que está convivendo ou vivendo c alguém assim busquem por ajuda o mais breve possível, leiam a respeito desse tema, procurem ajuda médica e espiritual e liberem-se dessa influência o quanto antes porque há um grau de toxidade gigantesca nesse relacionamento com essa pessoa, vale a pena ler e ver exatamente tudo o que caracteriza esse perfil.