Manaus linda cidade...

Após quase vinte dias entre FZ e MN eis que estou de volta. Essa viagem deu-me um melhor entendimento do porquê de tanto interesse por parte de alguns países pela nossa Amazônia. Durante onze dias estive ali e foi possível ver nesse curto espaço de tempo, quão exuberante é aquela região.

Já estivera ali algumas vezes, porem sempre a serviço, de maneiras que embora visitemos alguns pontos de referencia da cidade, não é como fazer uma excursão de onze dias com uma programação deveras planejada.

Vi "in loco" esse patrimônio genuinamente brasileiro e tão adimirado por nós e pelos estrangeiros. É uma região cheio de beleza e mistérios. Observei que o povo amazonense é maravilhoso. É um povo que guarda dentro de si a discrição no falar e um pouco de timidez, herança de seus antepassados.

No tocante a beleza natural, é algo incomum naquela região. Mesmo que alguns países do continente asiático possuam ainda grandes florestas, com certeza jamais terão a exuberância das nossas. Tive oportunidade de tomar banho em cachoeiras, (re)visitar o teatro "Amazonas", esse patrimônio histórico, construído nos "anos de ouro" da extração da borracha nos seringais, o encontro das aguas no rio negro, assitir um ritual de dança indígena em uma oca a duas horas de barco da cidade de MN, acompanhar um nativo daquela região alimentar com sardinhas os botos ( que não são cor de rosa), visitar uma criação de pirarucu em cativeiro, o que me impressionou pelo tamanho dos animais, chegando alguns a pesarem até cento e oitenta quilos e por fim visitar o mercado municipal que não é tão famoso como o "ver o peso" de Belém, porém muito grande e com uma enorme variedade de frutas regionais.

Com certeza esse passeio ficará sempre em minha memória, pois são esses acontecimentos que nos dão orgulho de sermos brasileiros.