Lição de casa

LIÇÃO DE CASA

Antigamente , ser professor era uma profissão invejável e de profunda admiração. Talvez, por ser a profissão predileta das filhas dos coronéis.

Com o passar dos anos , a imagem do professor foi se denegrindo até o mesmo ser considerado um profissional desvalorizado ,desqualificado e desacreditado.

Atualmente ,seguir o magistério é um fardo. Muitos, assim que podem, abandonam essa profissão e vão pra outra área que tenha uma valorização profissional ou uma remuneração digna e compatível com o seu grau de instrução.

As faculdades de licenciatura estão , cada vez mais ,com número reduzido de alunos .Ninguém mais quer ser professor. Então , eu me pergunto : Como pode viver uma sociedade sem um profissional tão importante ? Como um país subdesenvolvido ,como o nosso, pode ter aderido à essa inversão de valores tão estapafurdiamen-

te?

Nossos jovens estão atrelados a um vocabulário cada vez mais pobre , muitos se perdendo nas drogas , sem contar a gravidez precoce das jovens, tudo isso contribuindo pra uma mão de obra mais barata e para um aumento significativo do trabalho informal. Alguém lucra com essa desgraça toda. Por outro lado, aumenta os índices de violência e os governantes ,fechando escolas para contenção de despesas?!

Estamos diante de uma era tecnológica com um leque de opções de informatização, que por ironia do destino, não é suficiente pra tirar o Brasil dessa crise que se encontra.

Temos hospitais informatizados ,mas sem médicos ou sem máquinas apropriadas para os exames. Quando não é isso, faltam remédios ou enfermeiros .A saúde pública está um caos.

Na educação , parece que faltam letras para fazer valer as palavras necessárias de um autêntico ordem e progresso.

A segurança insegura nas mãos do poder paralelo.

A nossa sociedade cada vez mais doente. Pudera! Sem formar o cidadão com a devida seriedade e sem a preparação adequada para viver socialmente. Investir na construção do ser humano sem educação e sem professor, como será possível?

Então, como professora que fui, durante anos ,da rede pública de ensino, deixo aqui uma lição de casa.

Pra que deixar o aprendizado da vida na escola pra ser feito na escola da vida? Não será este o caminho pra fazer do professor uma espécie em extinção? Ou quem sabe, a vitrine de um país sem educação?

MABEL ROSA JUNGER

 

 

Mabel Junger
Enviado por Mabel Junger em 09/11/2019
Código do texto: T6791104
Classificação de conteúdo: seguro