DAS LEMBRANÇAS DO FACEBOOK


Quem, assim como  eu,  faz uso de redes sociais, especialmente do facebook, sabe que a cada dia ele nos retorna , à titulo de lembranças, postagens que foram feitas há um ano, ou mais, na data correspondente ao dia atual.A seguir, uma de minhas abobrinhas, postada em 2013:
****************************************************************************************
10 de novembro de 2013 às 02:26 ·
Madrugada amena e eu aqui no face no melhor estilo "zumbi da madruga".
No quarto ao lado minha cara metade sonha , (comigo?) entregue ao sono das justas.
O baladeiro aqui de casa, há muito já tomou o rumo das gandaias.A janela entreaberta absorve a brisa com cheiros indecifráveis.Vez e outra o lírio branco que plantei ao lado do muro,empurra quarto à dentro aquele odor das brilhantinas com que tio Elias besuntava os caracóis de meus cabelos. Aí,bate uma saudade das boas!
Dos sons que vêm de fora, tão somente uns gritos sem sentido da molecada pelos escurinhos da Vila, um assobio distante (romântico, apaixonado, brega, ainda que...caprichado).
Tento criar a imagem do ser que transita assobiando as ruelas lá pelas bandas da colina da igreja.
Na minha mocidade, fui um inveterado assobiador das madrugadas (escuras na época)
Isso ajudava-me a disfarçar um certo receio do misterioso breu da noite.
De repente, uma freada brusca e um bate papo em voz alta,bem proximo de minha janela:
Muito compreensível,por sinal.
- Qual é! mano?
-Se liga Mané,marquei bobeira por tua causa,tá ligado?
Vixe!
Para compensar, sobra ainda a doce e poética cantiga do galinho garnizé que me pertencera.Agora , rasgando as madrugadas na rua Rio de Janeiro (chic isso, né?), a rua de baixo, mais precisamente no quintal de meu compadre.
A chegada de vizinhos novos, fez-me tomar a decisão de transferi-lo para outro endereço.Aqui êle ficaria muito proximo da nova moradia e eu não sei qual a reação da vizinhança diante dos decibéis do "exagerado".
Como êle está não muito distante ,ainda o ouço e me inspiro nesta madrugada de gritos, assobios, freadas e cantorias.
Uma manga geladinha espera-me pacientemente.
Irei ao seu encontro.
Boa madrugada aos amigos que ainda persistem diante da telinha.

Joel Gomes  Teixeira