O Anticristo

Que palácio é aquele que se ergue na cidade das sete colinas e para onde se dirigem os altos dignitários de todo mundo?

É a sede do pontificado cristão.

Não compreendo. Jesus disse: Meu reino não é deste mundo.

Quem é aquela personagem, que lá vejo assentado num trono, tendo na mão um cetro de ouro, cingindo uma tríplice coroa onde refulgem pedrarias custosas?

É o vigário de Cristo, chama-se papa.

Não compreendo. Jesus nasceu num estábulo, viveu com humildade, pregou a renúncia do mundo, e disse: A raposa tem seus covis, e as aves do céu seus ninhos, mas o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.

Que simbolizam a coroa e o cetro?

Poder, realeza, soberania.Não compreendo. Jesus disse a seus apóstolos: Entre os gentios existem príncipes que os dominam, porém entre vós não será assim. Aquele dentre vós que quiser ser o maior seja o menor; o que quiser fazer-se grande seja o vosso servente; assim como o filho do homem, que não veio para ser servido mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.

O papa permanece constantemente em Roma?

Sim, não se afasta da capital italiana e raramente ultrapassa o limiar do seu faustoso paço. Chamam-lhe por isso o prisioneiro do Vaticano.

Não compreendo. Jesus disse a seus discípulos: Ide e pregai por toda a parte o Evangelho do reino .Curai os enfermos, expeli os demônios.

Que fazem aqueles soldados equipados que vejo disseminados por entre todas as dependência do Vaticano?

Eles constituem o que se chama: a guarda do papa. Têm por missão defender o sumo pontífice e as riquezas do Vaticano.

Não compreendo. Jesus disse: Todos os que lançarem mão da espada à espada morrerão. Disse mais aos seus: Não possuais ouro nem prata em vossos cintos.

Donde provem as riquezas do Vaticano? E como consegue o papa conservá-las, tendo ao mesmo tempo de atender às enormes despesas que deve fatalmente acarretar a vida luxuosa que ostenta?

Vem das várias fontes de renda, que a Santa Sé possui, cujo produto sobe a somas avultadíssimas. Esses rendimentos são fiscalizados pelos prepostos do papa, os quais , depois de retirarem a parte que lhes toca, canalizam o restante para Roma. Denomina-se – óbolo de São Pedro.

Não compreendo. Jesus disse: Dai de graça o que de graça recebestes. Dificilmente os ricos entrarão no reino de Deus.

Que significam aquelas chaves que o papa traz nas mãos?

São as chaves do reino dos céus, que Cristo prometera a S. Pedro.

Não compreendo. As chaves a que Jesus aludira são um símbolo; representam a sua doutrina, o seu Evangelho, o qual ele mandou espalhar e difundir para a salvação de todos. Não só Pedro como os demais apóstolos receberam igual mandato.

E que relação tem o papa com Pedro?

O papa diz que S. Pedro foi instituído chefe da igreja cristã, e que o papa é seu legitimo sucessor.

Não compreendo. Pedro jamais se julgou superior aos seus companheiros de apostolado; trabalhava de comum acordo com todos. As deliberações eram tomadas em conjunto. E isso faziam-no eles em obediência à recomendação de Jesus: A ninguém chameis mestre ou senhor. Eu sou o vosso Mestre.

Por que se ajoelham os peregrinos diante do sólio pontifício e osculam os pés do papa?

É uma reverencia que rendem ao Santo Padre.

Não compreendo. O Santo Padre diz-se sucessor de Pedro; e este confessou-se pecador. O papa diz-se vigário de Cristo, e este lavou os pés a seus discípulos. Não laborará o papa em erro com tal proceder?

Não, ele é infalível, e quem é infalível nunca erra.

Não compreendo. O papa é sucessor de Pedro e Pedro, apesar de intima convivência com seu Mestre a quem amava e procurava obedecer, errou várias vezes, chorou amargamente suas fraquezas, e arrependeu-se.

Dar-se-á então que o papa esteja em comunhão constante com o Espirito Santo, graças a cuja assistência permanente sua natureza humana se modifique, tornando-se isenta de falhas e paixões?

Perfeitamente: é isso precisamente o que se dá.

Não compreendo. Jesus quando disse a seus apóstolos: recebei o Espirito Santo e soprou sobre eles desde logo os apóstolos se acharam sob poderes extra- normais. Falavam línguas desconhecidas, saravam enfermidades, expeliam maus espíritos, e até ressuscitavam mortos. Não me consta que tenha havido papa que efetuasse uma só daquelas maravilhas.

Manter e desenvolver o espírito cristão sobre a Terra.

Não compreendo. Quer manter e desenvolver o espírito cristão, agindo em tudo e por tudo em completo antagonismo com os preceitos do Nazareno?

É com que fito procura o papa manter e desenvolver o espirito cristão entre os homens?

Com o fim de prepara-los para a outra vida. Daí seus esforços e exemplificações no sentido de os desviar das coisas mundanas, que fascinam as almas, impedindo-as de perceber as coisas espirituais.

Não compreendo. O papa quer preparar os homens para o céu, atraindo-os à Terra. Quer desviá-los das coisas mundanas, deslumbrando-os com os esplendores do seu trono; com a magnificência do seu dossel; com o resplandecer da sua tiara; com o cintilar das suas sandálias, com o luzimento dos seus barretes de ouro. Com sua capa pluvial recamada de pedras orientais; com seus mantos de asperges marchetados de rubis e safiras; com suas púrpuras, sedas , damascos, veludos escarlates e brocados.

Até quando se verá este contraste?

Até a vinda do Anticristo.

Não compreendo. O Anticristo está em ação opondo-se à moral evangélica, contrariando clara e ostensivamente a doutrina do Cristo, e espera-se ainda por sua vinda?!...

Vinícius.

Vinícius
Enviado por ANEZIO em 12/11/2019
Código do texto: T6793292
Classificação de conteúdo: seguro