Tristes Trópicos

Sem nenhuma dúvida o Brasil, como dizia Tom Jobim, não é para principiantes. É um país surrealista onde tudo é possível, menos a seriedade. Acho que isso se deve ao próprio jeito de ser, filosofia de via, festividade, é justamente isso que, talvez, ajude as pessoas a não pensar nos nossos graves problemas, a não exercer os direitos e deveres de cidadania.Vivemos no vai levando, sem nos incomodar com nada, no jeitinho brasileiro, no deixa estar ara ver como fica.

Sei não, mas é difícil entender o Brasil pela ótica da seriedade. Vejam bem, apenas fatos recentes: o ministro Toffoli determinou ao UIF (antigo Coaf) o envio imediato dos dados de 600 mil contribuintes. A PGR recorreu da determinação, mas o ministro ficou irredutível, durão. Mas, de repente, revogou a própria decisão, afirmando que as explicações dadas pelos órgãos eram suficientes para fundamentar seu voto num julgamento. Ora, e por que cargs d'água fez o pedido? Ontem a Câmara resolveu instalar uma CPI para apurar, pasmem, o vazamento de óleo no litoral do nordeste. Só vai rindo.Atrasadinha essa CPI. Se os cientistas e órgãos até internacionais já estão trabalhando no problema, para que esses deputados vão meter o bico? Vão ganhar diárias? Foi noticiado por órgão especializado que o desmatamento da Amazônia cresceu 15% no acumulado em 12 meses, o equivalente a 3.448 quilômetros quadrados. Um recorde. E não se fala no assunto. O dólar bateu o recorde desde o Plano Real, está custando 4,20. E os políticos conversando abobrinha. O governo a braços para criar um novo partido. Uma nova Arena. Tristes Trópicos. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/11/2019
Código do texto: T6798404
Classificação de conteúdo: seguro