Conseguimos mudar o mundo

"Faça-se a luz", e assim foi criado um planeta.
Era maravilhoso e multicolorido. Havia ar puro e água límpida em todos os cantos. Florestas e matas abrigavam pássaros e animais de todo tipo. Da sua terra podiam ser retirados legumes, frutas e vegetais, e da água os peixes eram fonte de alimento constante. Enfim, um casa viva e aconchegante viajando pela imensidão do Universo.
Entretanto, seu criador achou que não apenas os animais irracionais deveriam desfrutar de uma obra tão perfeita. Era necessário que houvesse alguma espécie que desse mais valor ao planeta e pudesse usufruir melhor de tudo aquilo. Foi quando Ele resolveu criar também um animal mais perfeito, que pudesse com o tempo se desenvolver e melhorar ainda mais aquele lugar.
Apareceu o Homo Sapiens Sapiens.
Os membros dessa nova espécie têm um cérebro altamente desenvolvido com inúmeras capacidades. Possuem raciocínio abstrato, a linguagem, a introspecção e a facilidade para resolver problemas. Esta capacidade mental, associada a um corpo ereto, possibilitou o uso dos braços para manipular objetos, fator que permitiu a essa espécie, chamada de humanos, a criação e a utilização de ferramentas para alterar o ambiente a sua volta.
"Pronto, agora está perfeito o contexto da obra", pensou o criador. "Já posso descansar e acompanhar a evolução deles."
Ledo engano.
Esses novos seres espalharam-se por todo planeta. No início se acomodavam nas árvores e abrigavam-se em cavernas. Descobriram o fogo, construíram armas para se defender. Logo dominaram os outros animais. Exterminaram algumas das espécies.
Não se contentando mais em viver nas matas e nos buracos, inventaram as casas e fizeram delas sua nova moradia. Faltou espaço. Desmataram para construir, abriram novos caminhos.
Inventaram a roda para melhor se locomoverem. Com esta invenção os espaços encurtaram e o desejo de novas conquistas passou a ser irrefutável.
Descobriram o ouro, as pedras coloridas e os tornaram valiosos.
A ganância aflorou e logo iniciaram as guerras.
Encontraram e transformaram o combustível fóssil em fonte de energia.
Com as matas e florestas devastadas seus animais desapareceram e a poluição espalhou-se. Rios e mares contaminados morrem a cada dia, suas riquezas são extintas. O ar cada vez mais poluído pelo monóxido de carbono. Insuportável.
Egoísmo, vícios e a crueldade alimentam o caos.
Dividiram o átomo.
Pensaram que dominavam a energia nuclear. Foi a destruição total. E aquilo que se fizera luz voltou à escuridão.
Arrependido, o criador viu que o homem não era digno da sua obra e se retirou definitivamente do planeta, deixando todos entregues à própria sorte.
Desesperados replantam árvores, tentam reduzir a emissão de carbono, criam mecanismos para purificar novamente as águas, enfim discutem como desfazer todo o mal feito ao planeta.
Seremos capaz de reverter todo esse quadro ou sucumbiremos de vez?

22/05/11
---//---//---

CONHEÇA TAMBÉM

Crônicas

Um Carioca em São Paulo

 
Fernando Antonio Pereira
Enviado por Fernando Antonio Pereira em 22/11/2019
Código do texto: T6801169
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.