Paz! A difícil conquista

Ao longo dos tempos nos deparamos com a incompreensão humana. Mais precisamente daqueles que estão no poder e espalham a guerra, sempre com uma desculpa esfarrapada qualquer. Ora pela defesa da paz, ora pela defesa da democracia, ora pela defesa de uma ideologia religiosa, ora para defender ou conquistar territórios, ora para garantir interesses energéticos. Enfim, não importa a causa, a verdade é que por qualquer interesse lucrativo, a vida humana passa a não valer sequer um mísero centavo, e a guerra ou o terror são implantados, desrespeitando valores e desconhecendo a ética. Não importam as consequências que resultarão de tais atos, uma vez que para eles, os que se acham os donos da verdade, mortes são apenas detalhes de um jogo sórdido, no qual ao final tudo será esquecido. Porém, suas vaidades estarão realizadas e a arrogância terá prevalecido.
Bem verdade que, também ao longo desses mesmos tempos, tomamos conhecimento de homens que deram e dão suas vidas pela paz. Entregaram-se e entregam-se dia e noite à luta pacífica pelo bem maior, que é a vida. Despojados do medo, aprenderam a conviver com ele, não se importando com o que poderia ou poderá lhes acontecer. Graças a esses homens é que ainda desfrutamos de uma pálida paz.
É preciso deixar registrado nosso respeito a Jesus de Nazaré, Mahatma Gandhi, Francisco de Assis, Martin Luther King Jr., Chico Mendes, Sathya Sai Baba, Madre Teresa de Calcutá, John Lennon, Stephen Biko, Chico Xavier, Mikhaïl Gorbachev, Albert Schweitzer, Desmond Tutu e Dalai Lama.
Esses grandes pacifistas, vítimas de perseguições, torturas, e até mortes, deixam-nos exemplos que contribuem para uma vida melhor e a certeza de que não podemos desistir de alcançar a tão sonhada paz.

06/06/2012
---//---

Espaço destinado às interações dos amigos/as

---//---//---

CONHEÇA TAMBÉM
2ª Carta a meu irmão
Fernando Antonio Pereira
Enviado por Fernando Antonio Pereira em 25/11/2019
Reeditado em 25/11/2019
Código do texto: T6803327
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.