Estado de espírito

Manhã cinzenta. Mesmo assim os pássaros cantam aqui à volta de casa. Para eles é um dia como outro qualquer. Parece! Será que só eu comparo o tempo?
Se está claro e iluminado, fico feliz — ando, passeio e curto o dia. Mas se está nublado, logo tendo para a melancolia e me enclausuro. Por que será? Serão todos assim?
Hoje resolvi testar e mudar esse estigma temporal. Calcei meu tênis e saí a caminhar. Faria um novo trajeto, e assim poderia sentir ou ver melhor a diferença.
Já havia caminhado um bom trecho quando passei a reparar que realmente estava tudo diferente — e pasmem, para melhor. É verdade, para melhor.
A começar, eu estava leve e solto. Não sentia tanto calor e notei o mesmo nas pessoas que por mim passavam. Pelos botecos a sueca ainda era jogada, acompanhada da velha cerveja — gelada, como sempre — e do churrasquinho, o qual fazia a alegria e o cheiro se espalharem pelo ar.
Os pássaros continuavam a cantar. As plantas e flores estavam mais viçosas devido à temperatura amena.
Não percebi nenhuma reclamação sobre o tempo, do tipo “que calor brabo” ou “hoje está insuportável”. Posso até afirmar que as pessoas, como os pássaros, estavam mais alegres.
Depois de um tempo calculado — não ando com relógio — voltei para casa. Descobri duas coisas: a primeira, que havia andado mais do que o de costume, sentindo-me em melhor condição física; a segunda, que o tempo é nada mais, nada menos que um estado de espírito. Alegria, alegria... Segredo do bom viver.

08/07/2011
---//---//---

CONHEÇA TAMBÉM
Amizade com Jesus
Rondel
Fernando Antonio Pereira
Enviado por Fernando Antonio Pereira em 26/11/2019
Reeditado em 26/11/2019
Código do texto: T6804161
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.