O MILAGRE

Você acredita em MILAGRES?

Em pleno Séc. XXI, quando o desenvolvimento tecnológico parece não ter limites, por mais incrível que pareça, a maioria das pessoas ainda acreditam em milagres. Esta crença avança inclusive em países onde a escolaridade é alta, o que pressupõe um grau de conhecimento maior. Isto ferirá a ideia de que a crença no  sobrenatural seria uma prerrogativa somente dos incultos e dos “de baixa escolaridade”, inclui-se aí os países subdesenvolvidos ou periféricos.

Resulta-se desta pesquisa: 55% das pessoas acreditam piamente em aparições milagrosas, enquanto 45% as consideram impossíveis ou improváveis. A conclusão é da maior pesquisa já realizada de opinião religiosa. Esta pesquisa foi conduzida em 40 países espalhados por todos os continentes. As diferenças regionais também chamam a atenção: enquanto na Turquia, quase 93% das pessoas crêem em milagres, somente 23% dos checos os consideram possíveis. Na Rússia, 51% acreditam no inexplicável; nos EUA essa proporção sobe para mais de 78%, número semelhante ao da Itália. África do Sul 75% e do México 76%. Por outro lado, os escandinavos mostram mais sobriedade, com valores que vão de 24%, na Dinamarca 37%.

Bom será refletir no que seria milagre. Muitos dos “milagres” não se encontram no campo do sobrenatural. Para muitos, o milagre estará na simples naturalidade cotidiana da vida ou da experiência subjetiva diária. Dependendo assim da análise em relação ao acontecimento, a coisa. E o que este fato, coisa tem a relacionar-se com o sujeito. Já a definição do que é milagre, pelo Aurélio, seria: fato ou ocorrência extraordinária, não explicável pelas leis da natureza. Acontecimento extraordinário, espantoso.

Pode-se entender o milagre da vida (por exemplo) como sendo algo extraordinário ou corriqueiro. O nascer, a sobrevivência, os sinistros, as doenças, o alimento, todos poderão ser considerados um verdadeiro milagre ou apenas um resultado dentro daquilo que chamamos de previsibilidade da vivencia humana. Sendo previsível, já não será milagroso. Pois o milagre, a maioria concorda, que acontece fora da esfera da previsibilidade. Concordas?

Aos crentes, haverá milagre no escape de um sinistro, desastre, catástrofes. Aos céticos, o milagre aconteceria no impedimento do fato em si, e não no livramento individualizado. Mas a crença no milagre acontece em harmonia com a credibilidade em um Deus Pessoal, antropomórfico e que se assemelha aos seus fiéis.  Pois Deus é a nossa semelhança e a nossa imagem. Refletida em arquétipos, sombras, tipologias, e outros. Então o milagre pode ser da grandeza e tamanho da fé idealizada pelo crente neste “ser” sobrenatural, que seria a própria força em si, a crença em si, mas manifesta fora de si em orações, súplicas, oferendas, amuletos, etc. Então o milagre acontece, sim, todos os dias na minha própria existencialidade. Pois o viver é um milagre inexplicável, nada objetificável, sem conceitualizações ortodoxa. Por isso penso que cada ser carrega em si, a inclinação para a efetivação do milagre. Pois não somos previsíveis como sujeitos. Somos diferenciados, somos imprevisíveis, somos subjetivamente munidos de especificidades.  O milagre que espera dos céus, do infinito, do além, estará na verdade dentro da capacidade de operacionalizar e instrumentalizar a  fé em si e não fora de si.

Eis o milagre!

Pense. Professor Moises

ProfessorMoises
Enviado por ProfessorMoises em 27/11/2019
Código do texto: T6805250
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.