A MÃE

Por trás de toda família bem estruturada, organizada e feliz há o sacrifício de uma mãe. Porque mãe não dá apenas a luz, mãe dá a vida todos os dias pelo filho. Um pouquinho todos os dias de cada vez.

A mãe prioriza as prioridades do filho ao invés das dela. Sofre em silêncio a cada dia com cada pequena angústia, problema e comemora todos os dias cada conquista, cada avanço do filho. Talvez esteja aí o significado de "ser mãe é padecer no paraíso", pois ser mãe é ser feliz e triste ao mesmo tempo. É sofrer e comemorar constantemente pelos filhos, pela família. E é da mãe que vem nossa primeira e última felicidade, e da mãe que se completa e se comunica toda a nossa história de vida.

Exatamente daquela pessoa que é a primeira a perder o emprego quando engravida. Ou daquela que tem de deixar de trabalhar depois que a criança nasce. Aquela que é estimulada a ficar em casa, jogar sua carreira, seu futuro pro alto para poder cuidar melhor da família, ter mais tempo para os filhos.

E se não é fácil ser adulto mais difícil é ser mulher. E deixamos muito de ser mulher quando nos tornamos mãe. Olho para a auto -estima de muitas meninas e lamento a subserviência delas seja por um relacionamento ruim, um trabalho que paga mal ou simplesmente todo um sistema que não valoriza e nem ajuda a vida de alguém tão importante pra tanta gente. Pois dentro de cada menina que brinca de boneca está uma futura mãe,e é por isso que até hoje damos bonecas para as meninas. Não que um homem não possa exercer perfeitamente este papel, pode, mas é raro, escasso. Precisaria de uma mãe tão generosa que o fizesse exercer esta função e precisaria que ele próprio se aceitasse, porque o mundo não faz, ao contrário, diz que "um homem não chora".

E de tão importante que a mãe, não é raro ver famílias inteiras ruírem quando ela deixa de existir, eu mesma presenciei este fato ao observar algumas famílias, incluindo a minha própria. A unidade se perde, os irmãos se separam, acabam, modificam e se reorganizam os natais. A mãe pode deixar de existir de muitas formas, mas o certo é que de seu esforço ou do seu descaso é que virá o sucesso ou fracasso de um filho.

E daí me vem a mente um outro ditado, "por trás de um grande homem há uma grande mulher". Não diria atrás, mas do lado dele, não diria atrás apenas dele, mas de toda família, porque por trás de todo sucesso de uma família, a casa arrumadinha, os filhos bonitos e bem cuidados, existe a preocupação, o esforço e o sacrifício de uma vida inteira de uma mãe que deixou de ser mulher e de uma menina que brincou de boneca, e dedicada e esforçada, quando não muito guerreira mesmo, pois não é nada fácil ser mulher.