Todo o cuidado é pouco

Examinando o sábio provérbio "todo cuidado é pouco".

Nessa caminhada evolutiva, percebendo o ciclo da vida podemos ver que estamos sujeitos a passar por altos e baixos. Ainda que o sentido da vida seja caminhar em frente, nessa caminhada hora estamos subindo, ora descendo, o que é natural, considerando o ritmo que rege todas as coisas na natureza.

De fato, nos conscientizando sobre a vida espiritual, automaticamente nos sentimos compelidos a percorrer a jornada da evolução, buscando galgar degraus e, com perseverança, atingir lugares mais altos, que são, metaforicamente, "estados de consciência" mais elevados.

Assim, persistindo no caminho, podemos sentir conosco mesmos que estamos sendo pessoas melhores, num processo de metamorfose do ser.

Todavia, a natureza é inexóravel, e segue seu ritmo de indas e vindas, altos e baixos, o que requer do viajante um alto senso de atenção e vigilância, para não ser afetado pelo véu ilusório da vaidade.

Pensando metaforicamente, um guerreiro nobre cruza diversas batalhas, com coragem enfrenta desafios, honra seu compromisso com a bandeira que defende e se mantêm digno, seja em derrotas ou vitórias.

Assim, após toda batalha, é humanamente compreensível que este guerreiro se recolha, concentre sua energia novamente, absorvendo todo o aprendizado que obteve em campo.

Este momento de recolhimento, onde ele baixa a guarda em posição de descanso, é quando o maior perigo pode surgir, sutilmente, de alguém tão próximo que nem poderia ser considerado um inimigo.

E este alguém, por ser tão próximo, atinge o guerreiro em seu ponto mais fraco, pois conhece suas defesas e tem consigo uma relação íntima.

Por isso, mesmo vencendo diversas batalhas, o guerreiro não deve nunca abrir a guarda; não pode permitir-se um desleixo; nem tampouco achar que está imune à certa adversidade. Pois exatamente nos momentos de glória é que o lado oposto se manifesta de maneira mais ofensiva; tão sutil que é quase imperceptível; e tão preciso que pode atingí-lo em seu ponto mais vital, mais nobre: seu coração, onde guarda seus maiores tesouros.

Leiano Luz
Enviado por Leiano Luz em 29/11/2019
Código do texto: T6806977
Classificação de conteúdo: seguro