Mijacão - Bicho de pé - Bicho geográfico

Lá pelos idos da década de 1950/1960, morava na Vila Carioca era criança e vivia sempre descalço, nada de sapatos e chinelos, era pé no chão. Assim era toda a garotada do bairro

Num grande terreno baldio da Rua Albino de Moraes (Vila Carioca-Ipiranga-SP) próximo da sapataria do “João Sapateiro” estávamos jogando uma pelada, e alguém disse: “pisei num mijacão”.

Ninguém entendeu nada, não sabíamos o que significava isso, tal de “mijacão”. A pelada terminou e cada um dos garotos foram pra casa, eu também.

Com essa palavra de “mijacão” na cabeça perguntei ao meu pai. Ele respondeu que cavalos, mulas, jegues vivem pastando nos terrenos baldios onde tem muita grama, alimento peculiar deles, enfim eles mijam, e por um acaso alguém pisa na urina, geralmente o calcanhar fica inchado.

Em razão de andar descalço, a gente vivia com os pés feridos, por um prego enferrujado, um corte num pedaço de vidro, uma rasgada num arame farpado, era coisa comum no bairro da Vila Carioca, sempre tinha alguém com pano nos pés, daí chamávamos o menino de “pé-com-pano”.

Bicho-de-pé: aos 39 anos de idade, comprei uma chácara onde tinha uma grande variedade de plantas cítricas, tais como: Laranja sanguínea; Limão galego; Limão Taiti; Laranja Pocam; Laranja Marcote; Girassol; Mandioca e outras coisitas.

Tendo muito espaço na chácara, resolvi comprar uma carroça tipo “Rio Claro”, com égua e tudo mais, seria meu veículo de transporte, desta vez já não tinha um fusquinha, dias depois resolvi plantar verduras, e até criar suínos.

Três suínos abrigados no chiqueiro, os bichos foram engordando, eu não importava de andar descalço pela chácara, dai algo entrou no meu pé direito e coçava muito.

Fui ao Pronto Socorro, e no atendimento pelo médico de plantão, dizia ele, que era “bicho-de-pé”. Risos... depois de velho peguei o tal de “bicho-de-pé”. O trem coçava muito, o médico tirou com uma pinça, e fiquei aliviado.

Bicho-geográfico: Sempre ouvi falar do tal “bicho-geográfico”, que vivem no meio de areia, mas nunca tinha visto. Dizem por aí, que tem muito disso em creches, espaço com areia para as crianças brincar.

Já chegando as 73 primaveras no jardim da vida, continuo com a mesma mania, que é andar em casa descalço, e não é que o “bicho-geográfico” entrou na sola do meu pé direito.

Procurando informações na internet sobre o “bicho-geográfico”, descobri que uma pomada ginecológica resolve o problema. Me ensinaram que, colocar gelo no local congela o bicho, depois passa uma pomada e resolve a questão, mas fiz isso e nada resolveu.

Vou comprar a tal pomada ginecológica para resolver isso de uma vez.

Tangerynus
Enviado por Tangerynus em 30/11/2019
Código do texto: T6807278
Classificação de conteúdo: seguro