Desmatamento e Savana

NÃO SE TRATA de alarmismo e nem de pessimismo. Nem de denúncia das Ongs, mas de um levantamento sério divulgado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia. Ele detectou que o desmatamento na Amazônia aumentou, pasmem, 212% em outubro de 2019 ao mesmo mês do ano passado. Em 2018 foram perdidos 185 quilômetros quadrados e desta vez 583. O Pará lidera o ranking com 59% de área desmatada.

A outra má notícia é que o território degradado aumentou 394%, passou de 125 quilômetros quadrados em outubro de 2018 para 618.Neste ano o Mato Grosso liderou o ranking com 74%.

Mas o pior é que a entidade afirmou que se for mantido o atual ritmo de devastação, o desmatamento da floresta pode se tornar irreversível em dez anos, passando por um processo que a vegetação será semelhante à da savana africana. Pode virar deserto. "O Horror! o Horror!, como disse o poeta.

Não é possível que se queira culpar as ongs ou Leonardo DiCaprio pela devastação da Amazônia. Há um processo de agressão e devastação da Amazônia, mas a prioridade é coletar assinaturas para fundação de um novo partido. Ah, Brasil. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 04/12/2019
Código do texto: T6810917
Classificação de conteúdo: seguro