Compra de apoio político?* (04/12/2019)

Um telefone grampeado; uma conversa gravada; um diálogo deplorável. Aqui fala um vereador... Mas, quem está do outro lado? É alguém do município? Por que está distribuindo cargos? - “Resolva esse problema aí e me dê um toque por favor”. A resposta foi rápida: “Todas duas lá para o Caps, viu? Se você quiser já pode entrar em contato para combinar a hora que elas podem se apresentar.”. - “Obrigado, minha querida, valeu, tamo junto”..– “Tá bom, vereador, obrigada, viu? Se for precisar de mais eu vou lhe avisando...”. Como assim? É só pedir? O prefeito interino de Patos (PB), Ivanes Lacerda (MDB), disse em sua posse que iria usar de um expediente amargo: - “Espero obter da Câmara o apoio essencial para essas medidas, por mais impopulares que sejam”. Fel, azedume, amargor... Para uns: demitiu comissionados, dispensou contratados e exonerou secretários. A roda girou: - “Estou animado com o aceno da adesão dos vereadores para mais este esforço”. Mel, melaço, agrado... Para outros. Quem vai consultar o Ministério Público? Qual estrago essa conversa vai provocar na sociedade? Não existe irregularidade na indicação de cargos comissionados por ser de livre nomeação e livre exoneração... Mas, se houver comprometimento na lisura da atuação parlamentar? - “Diga ao homem que eu já adiantei os pareceres do projeto que ele mandou ontem pra casa, pode ficar ciente que minha parte eu vou fazer, tamo junto”. Ilegalidade? Falo antes em falta de decoro, em imoralidade - Prática de maus costumes. A lei que se encarregue de julgar o que é ilícito, observando os direitos da administração pública. E que se investigue ainda o gestor por permitir o tráfego de influência e por colocar em dúvida os princípios de impessoalidade e moralidade. A mim basta a vergonha de uma negociação que mais parece compra de apoio político.

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 04/12/2019
Reeditado em 05/12/2019
Código do texto: T6811132
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.