MAR

O mar visto e cantado por Dorival Caymmi.

" É doce morrer no mar."

" O mar quando quebra na praia é bonito."

" Minha jangada vai sair pro mar. Vou trabalhar meu bem

querer."

Mar Português, de Fernando Pessoa, Luís de Camões, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e Amir Klink, que navegou Cem Dias Entre o Céu e o Mar. Que separa o Brasil da África e, ao mesmo tempo, une. Dos jangadeiros do Ceará, que se recusaram a transportar escravos .

Mar-tumba para os escravizados que não resistiram à travessia; mar de João Cândido, sentindo na pele o ardor da chibata. Mar dos Velhos Marinheiros de Jorge Amado, que contam histórias incríveis, todas verdades verdadeiras e do velho Santiago de Hemingway.

Mar do corsário Francis Drake, fiel servidor da rainha da Inglaterra; do pirata Jack Sparrow e seu amado navio Pérola Negra; da baleia Moby Dick e do Tubarão.

Mar Vermelho, cor da libertação para Moisés e os hebreus.

Mar da Galiléia, onde Pedro ouviu o chamado : Siga-me!

Mar Mediterrâneo, reino de Poseidon-Netuno, o Mare Nostrum dos romanos, de Ulisses enfrentando abismos, sereias cantantes e monstros marinhos, buscando a sua Ítaca. Mar dos refugiados-náufragos que, na busca pela vida, encontram a morte.

Para os franceses, é feminino, La Mer. Feminino na beleza, na fúria dos maremotos e tsunamis, na calma e placidez das brincadeiras com os deuses surfistas.

Mar de Marina, Maria, Mariana, Marcela...

Mar de Yemanjá .

Malinche
Enviado por Malinche em 06/12/2019
Código do texto: T6812082
Classificação de conteúdo: seguro