O COMUNISTA E A CAPITALISTA.
POR Joel Marinho
Eu sou comunista, gritou batendo no peito o jovem de apenas 17 anos em uma discussão com sua amiga capitalista de 18 anos em plena luz do dia em um shopping de alguma cidade brasileira!
A amiga capitalista por sua vez gritou alterada: tu és muito “burro”, esses comunistas acabaram o mundo e o Brasil está indo no mesmo caminho, foram 16 anos deles no poder e só trouxeram desgraça!
Um velho senhor de características indígena com um tom de voz baixo e suave se intrometeu na conversa e perguntou: Meu jovem, você já leu ao menos “O capital” de Karl Marx? Minha menina, você já leu "Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações" de Adam Smith? 
Os dois fixaram o olhar naquele senhor aparentemente analfabeto e em seguida se entreolharam envergonhados sem saber de quem aquele desconhecido estava falando.
O senhor ainda acrescentou: “Meus caros, o maior problema de grande parte da população do mundo hoje, principalmente o brasileiro é achar que conhece do jogo político/econômico sem ao menos ter tido o mínimo de informações a não serem unicamente as fakes news inventadas por ambas os lados do poder, sendo que a única coisa os quais buscam é manter a maioria “cega” de saber e sigam fielmente seus líderes acreditando em suas falácias para manter-se eternamente no poder”.
Essas palavras caíram como um balde de gelo nos dois jovens que saíram cabisbaixo por terem perdido seus argumentos diante de um desconhecido com o olhar cansado cheio de decepção por ter experimentado ambos os lados no poder e saber exatamente o que aqueles dois jovens tinham de ideais. Afinal de contas ele também já havia passado por essas experiências juvenis de achar que a solução depende desse ou daquele grupo sem fazer uma análise mais profunda das questões políticas, econômicas, sociais, filosóficas e culturais do país.