SERAFIM DE CARVALHO E A POLÍTICA

Desde criança, quando ainda usava calça curta e calçava botina Spessoto de botões, acompanho, encantado, a política praticada na cidade de Jataí em Goiás. O motivo dessa minha admiração se prende ao fato de achar que desde os primórdios meus conterrâneos já dominavam a ciência de se fazer a boa política, como ficou demonstrado, ainda no tempo da Província, quando era ainda uma Freguesia e, que, pelo esforço único de seus habitantes, fora elevada à Villa de Jatahy no longínquo ano de 1882, provando, com isso, que já naquela época o embrião político se manifestava positivamente nas veias dos jataienses. Outro acontecimento, não menos importante, que serve para endossar meu ponto de vista é o fato de considerar-se que Jataí é o berço de Brasília, como vaticinara, com muita propriedade, o cidadão, Albanir Miranda de Carvalho, morador de Brasília. Hoje, embora distante, continuo minha admiração pela maneira dos próceres jataienses dominarem essa ciência, demonstrando claramente que em Jataí sempre existiu uma avançada escola política, uma verdadeira academia, tanto é que já pariu dois governadores, constituindo-se grande exemplo para outros municípios da federação.

Muitos foram os grandes políticos jataienses que colaboraram sobremaneira para essa cidade ser o que é nos dias atuais, pujante e bela. Mas dentre esses meus conterrâneos um se destaca e se sobrepõe aos demais, surgindo nitidamente na tela de minha memória, como se o tempo focalizado estivesse acontecendo agora, no presente. Trata-se da figura magnânima do grande líder político, o maior que Jataí já teve, SERAFIM DE CARVALHO. Além de grande líder político, era também um médico humanitário, daqueles que não nascem mais. Ao longo de várias décadas essa exemplar figura humana exerceu seu sacerdócio em Jataí e em toda região do sudoeste de Goiás, clinicando muito à favor dos menos favorecidos, embora tratasse bem a todos, indistintamente. Era conhecido como o “Pai dos Pobres”. Se se fizesse uma pesquisa acurada sobre a obra política e humanitária desse cidadão, certamente daria para se editar vários livros.

Objetivando então prestar-se uma homenagem “in memorian” ao “Pai dos Pobres”, recorro-me ao escritor, Dr. Antonio Miguel Fleury Curado, que em seu livro, Jatai e sua história, fala nos dessa simbiose perfeita entre o Doutor Serafim de Carvalho e toda a região sudoeste de Goiás. Ouçamo-lo: “Necessário se torna fazer um ligeiro retrospecto, sobre a vida desse incomparável líder, que dedicou toda a sua existência em praticar atos que sempre redundaram em benefício do seu povo e do município, que se tornou grande, próspero e um dos primeiros do Estado. Até aos doze anos de idade, viveu no campo, onde aprendeu as primeiras letras. Em sua cidade natal, frequentou o Colégio Novais, iniciando o curso secundário em Uberlândia, Minas Gerais, concluindo-o em Cravinhos, no Estado de São Paulo. Formou-se em medicina pela Faculdade de Belo Horizonte, em 1935, sendo companheiro de turma do Dr. Juscelino Kubitschek de Oliveira, regressando, em seguida , às suas paragens. A partir dessa data, tornou-se por assim dizer, a figura ímpar de Jataí, conquistando em pouco tempo, a liderança política do Município. Como médico sempre atendia, sem medir sacrifícios, a toda a população, sem credo político, e de preferência aos menos bafejados pela fortuna. Era correto, franco, probo e intocável. Ficou sempre fiel às suas origens. Sua chefia partidária foi crescendo, culminando em sua eleição a Deputado Estadual, em proveito da unificação dos seus companheiros em 1950. Conseguiu sem lutas, reeleger-se para a legislatura seguinte, tendo dado sua vida laboriosa cheia de bons exemplos a seu Estado”.

Com o falecimento desse líder no dia 26 de agosto de 1973, a cidade de Jataí ainda não encontrou um substituto à altura do mesmo e, por isso, precisa urgentemente de alguém, com as caraterísticas do Doutor Serafim, para nortear o destino político dessa região, colocando-a no contexto que merece, ou seja, como uma das mais belas cidades do país.

Amarú Inti Levoselo
Enviado por Amarú Inti Levoselo em 05/10/2007
Reeditado em 05/10/2007
Código do texto: T681461
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.