MINHA ESCOLA ESTÁ LINDA !

ADENDO AO TEXTO - mantenho a crônica, embora o prédio que ilustra o espaço da EESJBatista (no FACEBOOK) seja na realidade de um Seminário em outra cidade... e em outro Estado !

MINHA ESCOLA ESTÁ LINDA !

"...ama a terra em que nasceste, /

não verás país nenhum como este"!

OLAVO BILAC (trecho de poema)

Costumo usar -- em meus escritos -- títulos curiosos e que não revelem de imediato o conteúdo do texto... às vezes, paga-se caro por isso, minha crônica sobre um professor negro da juventude ainda não teve leitores, passados ano e meio da postagem (?!) no belo portal cultural RECANTO DAS LETRAS, e milhões de obras a espera de um curioso qualquer.

"Júlio... Agosto, Setembro !" continua "virgem", aguardando alguém sem pré-conceitos para finalmente ser lido. Optei por desvendar, desde o título, o objetivo desta crônica ufanista, de orgulho e em homenagem à escola onde aprendi as "segundas letras", subentendendo-se que as primeiras me tenham sido apresentadas na creche em Copacabana (entre 1955 e 58) onde ficamos meu irmão gêmeo e eu.

Não sei como meu pai descobriu Alto Paraguaçu, mas foi a melhor coisa que nos sucedeu na Vida. O Destino nos reserva surpresas sempre, amigos de infância no Morro onde nasci estão hoje na França e Alemanha, fazendo sucesso e a DIFERENÇA, afirmando o Brasil. Saiba você, aluno e aluna desta bela Escola São João Batista, que podes te tornar Presidente da República... e eu gostaria de estar vivo para ver esse dia !

A antiga Escolas Reunidas São João Batista "inverteu" o destino comum às demais, que vão se deteriorando até virarem ruínas, tão ruins que ninguém que mais nelas estudar. MINHA ESCOLA cresceu, ampliou-se, se expandiu pelo terreno -- com o sacrifício de 3 ou 4 árvores centenárias -- e brilha com a LUZ DO SABER, trecho de canção que nela aprendi... ESTÁ LINDA, magnífica, um portento ! É preciso que alunos e alunas a amem sempre mais, a preservem, cuidem dela. Não é toda cidade -- devia ser ! -- que tem uma Escola desse gabarito !

Alto Paraguaçu sempre me pareceu uma "cidade fantasma" naqueles tempos, não se via ninguém nas ruas, nem carroças, exceto aos domingos e fotos de várias épocas insistem "em confirmar" isso. Só que na MINHA ESCOLA está cheio de almas vivas, sorridentes, inteligentes e capazes, que irão representar Itaiópolis vida afora da melhor forma possível, mantendo vivos esse maravilhoso FOLCLORE e o jeito de ser do lugar.

O Mundo se fez a partir das Mães e, dizem os japoneses, a partir do PROFESSOR, professoras, sem elas não haveria Conhecimento... e sem escolas como essa eu não teria o ORGULHO que tenho (hoje maior pela beleza do prédio) (*1) de ter estudado em Alto Paraguaçu, EXEMPLO para este país com tanta mesquinharia. Que o Brasil inteiro o imite !

"NATO" AZEVEDO (em 10/dez. 2019, 7hs)

OBS: por um equívoco meu, ao não perguntar com clareza, concluí que o grande prédio na "capa" do FACEBOOK era do colégio, que foi AMPLIADO e reconstruído, mas não era aquele, que apenas ILUSTRAVA o espaço da verdadeira EESJBatista.

*********

LUZ DO SABER

I

Quantos invernos passaram...

tantas lembranças benvindas

da Escola onde afloraram

nossas infâncias tão lindas !

I I

As forças já se acabaram,

a saúde mal se finda

mas, no coração, ficaram

LIÇÕES que aprendi... ainda !

I I I

Quando o FIM cá nos espreita,

pra viver -- trago a "receita" --

que a Escola deu, a contento:

I V

"mais que riqueza e poder

cada um precisa ter

a LUZ do Conhecimento" !

"NATO" AZEVEDO

(10/dez. 2019, 10hs)