“A casa caiu”* (10/12/2019)

"Desumanidade", "Calvário", "Recidiva", "Lava-jato"... - São nomes dados as operações desencadeadas pela Polícia Federal em desfavor dos crimes de corrupção. Embora, engraçados e impactantes, eles não são aleatórios, todos fazem uma referência sutil às investigações que acontecem em conjunto com outros órgãos de segurança pública.

Só para constar: o Fórum Econômico Mundial, coloca o Brasil na posição, nada honrosa, de 5º país mais corrupto do mundo.

Basicamente, são cinco as entidades que respondem pela investigação, fiscalização, supervisão, responsabilização e julgamento dos mais diversos casos que afetam o bem-estar do cidadão, através das práticas de desvio de verbas públicas.

Além da Polícia Federal, já citada, que é a principal instituição policial do Brasil, destaca-se ainda: a Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunais de Contas dos Estados (TCE) e da União (TCU), Ministérios Públicos Estaduais (MPE) e Federais (MPF), e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), cada um com suas competências especificas.

Há de se fazer referência, também, ao GAECO - Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, composto por membros do Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Militar, com atuação nos Estados.

Hoje, ao ler uma notícia de “investigados por fraude”, fiquei sabendo que a esposa de um figurão do Tocantins, acusado de desviar R$ 29 milhões em contratos públicos, teria escrito em seu diário, uma confissão a Deus:

"Me perdoe por não ter feito o que o Senhor esperava de mim [...] Pelo pecado da corrupção, pelo tráfico de influência, por fazer parte do sistema. Gere em meu coração, espírito Santo, o verdadeiro arrependimento. Fale comigo e com meu esposo com muita clareza. Somos corruptos e ladrões, e queremos justificar nossos pecados [...]".

- Vocês se comoveram?

Em 97% dos casos de crimes de corrupção no Brasil há impunidade, mas ninguém escapa aos olhos de Deus. “Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas”. (Heb.4:13)

Não sei qual será o julgamento Divino, nem se esse percentual de impunidade prevalecerá, excetuando-se a vergonha da execração pública, mas por enquanto, madame, “a casa caiu”, como se diz no jargão policial.

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 11/12/2019
Reeditado em 11/12/2019
Código do texto: T6816078
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.