Resuma e bote tempero

NÃO TENHO NENHUMA PESQUISA e muito menos cultura e informação para falar sobre o exercício da escrita hoje. Ms sou um cara observador e curioso, alguém que também gosta de ouvir as pessoas, mais de ouvir do que de falar. Pois bem, na minha modesta opinião, a maioria das pessoas que leem textos na internet preferem textos curtos. Disse preferem mas o correto seria dizer que só leem textos curtos. Mais: detestam palavras estranhas, aquelas fora do seu cotidiano. Outro ponto: as pessoas gostam de uma pitada de humor e outra de pimenta (uma espetada, alfinetada, porradinha...). O texto, decididamente, não ode ser insosso, tem que botar tempero. Por outro lado, grande arte dos leitores detestam os que bancam ser professor de Deus, os que adoram se amostrar e ser bambambãs, acham-nos chatos de galochas.

Quem mais rejeita os textos longos e os chatos de galochas são os mais novos (na faixa ds 15 aos 40 anos). Disse que não e baseei em nenhuma pesquisa, mas pesquisei à minha maneira, ouvindo e observando. Tudo bem, sei que o título ajuda um pouco, o assunto também, mas o decisivo é tanto o tamanho do texto como a linguagem. A linguagem tem que ser coloquia e concisa. Não se deve ficar dando voltas e querendo dar aula, Detalhe: quando o texto é longo e maçante, às vezes, por caridade, leem o início e os finalmentes, pula-se toda a chatice do miolo de amostração. Ha sim leitores caridosos e corteses.

Bom, vou ficando por aqui, já estou ficando chato e dando voltas. Na minha terra quem fala muito e fala difícil, as pessoas dizem que é conversa de bêbado. Juro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 12/12/2019
Código do texto: T6817442
Classificação de conteúdo: seguro