A estratégia das tesouras

Não dá a impressão de que existe estratégia por trás da debandada que sofre o grupo do presidente palmito?

Porque parece que de repente, um bando de gente se descobriu sensata. Passaram a ver com olhos condenadores as mesmas atitudes que pretendiam não enxergar há poucos meses. Pequenos defeitos passaram a ser intoleráveis. Um grupo que antes parecia coeso, sem maiores conflitos durante todo o período eleitoral, agora apresenta divergências, de tal sorte que a convivência sobre a mesma sigla já não é mais possível. E o mesmo fenômeno pode ser observado entre os apoiadores mais indiretos, como os meios de comunicação por exemplo. Tudo isso, claro, dentro do mesmo espectro político. É como se só estivessem ampliando a mensagem. Se espalhando, a mesma idéia agora em diferentes siglas e veículos, pra alcançar o maior número de pessoas possível, dos mais moderados aos mais exaltados, dos céticos aos conspiracionistas. A mesma idéia, embalada ma maneira que você acha mais verossímil. De uma maneira que só os algorítimos mais modernos conseguem entregar. Programas de TV, rádio e Internet que parecem exibir o contraditório mas que só apresentam maneiras diferentes de concordar sobre o mesmo assunto. Como por exemplo: Todos concordamos que a reforma da previdência é uma necessidade, podemos discordar sobre os modos do presidente, o filho na embaixada, o óleo na praia e o ministro do meio ambiente. Mas todos concordamos com o núcleo da mensagem. Que a reforma da previdência é necessária. Essa unanimidade em torno de uma idéia faz ela parecer um fato, quando não é. Existe o contraditório, só que nesse caso ele foi omitido. Propositalmente?

A estratégia das tesouras, segundo o astrólogo da árvore, era um método comunista de controle das massas. Criado por algum desses esquerdistas que ele vive citando. Funcionava mais ou menos dessa maneira que acabo de descrever. Criando uma pseudo cisão entre aliados. Dividir para conquistar. As vezes a gente acaba se convertendo naquilo que mais odeia.

Note que não discuto o conteúdo da mensagem. Se é boa ou ruím. Apenas acho que é uma teoria da conspiração interessante essa da estratégia das tesouras. Assim como é também a da URSAL, a do et de varginha e etc...

SilvaMD
Enviado por SilvaMD em 13/12/2019
Código do texto: T6818308
Classificação de conteúdo: seguro