O HOMEM QUE FEZ O BRASIL CHORAR

Uma senhora entrou na padaria com uma criança. Ao ver o homem, apontou para ele e disse para a criança : "Esse homem que fez o Brasil chorar !" .

O homem que fez o Brasil chorar nasceu em Campinas-SP e morreu solitário, amargurado, em Praia Grande-SP. Durante anos sobreviveu pela caridade de amigos e do Clube de Regatas Vasco da Gama, onde conquistou onze títulos. Começou a carreira no C.A . Ypiranga de São Paulo, em 1942 e encerrou em 1962, no Campo Grande Atlético Clube, do Rio de Janeiro. Durante anos, o melhor goleiro do Brasil. Durante anos, injuriado e cobrado por todas as nossas derrotas do dia-a-dia.

Segundo Armando Nogueira. " a criatura mais injustiçada na história do futebol brasileiro. O gol de Ghiggia, na final da Copa de 1950, caiu-lhe como uma maldição . E quanto mais vejo o lance, mais o absolvo. Aquele jogo o Brasil perdeu na véspera. "

Único culpado, bode expiatório, judas crucificado. Culpado pela miséria, pelas dores e frustrações acumuladas durante quatrocentos e cinquenta anos.

" Bota o retrato do velho outra vez. Bota no mesmo lugar. O sorriso do velhinho faz a gente trabalhar. Eu já botei o meu. Não vais botar? Já enfeitei o meu . Vais enfeitar ? O sorriso do velhinho faz a gente se animar." Faltavam poucos meses para as eleições presidenciais. Todos queriam "roubar" um pouco da luz, do brilho da Seleção Brasileira . Festas na concentração. Fotos já com a faixa de campeão. Ora, bastava apenas um empate.

16 de junho de 1950, aos 34 minutos do segundo tempo, o homem que fez o Brasil chorar "deu um passo à frente" e caiu em desgraça para o resto de sua vida .

" A pena máxima no Brasil é de trinta anos. Eu pago por aquele gol há cinquenta anos " . Solidão, abandono, esposa morta, depois de uma longa doença, dificuldades financeiras, um humilde apartamento. Em 1994, foi impedido de entrar na Granja Comary, na concentração para o jogo Brasil x Uruguai, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo. Pé frio, azarado, agourento, estraga prazeres...

Paz?! Nem morto! Em 2009, uma epidemia de dengue na Praia Grande. Falta espaço no cemitério municipal para tantos corpos. As autoridades sugeriram, então, que o corpo do goleiro recebesse um cartão vermelho e fosse expulso do campo santo. Paz?! Nem morto!

Silêncio. O som ensurdecedor do silêncio de duzentas mil pessoas no Maracanã. Silêncio gritado pelo país, do Oiapoque ao Chuí. Apito final. Fim de jogo. Placar 2 x 1 . Silêncio.

No meio do estádio recém inaugurado, um aparvalhado Jules Rimet, querendo entregar a sua Taça, sem saber a quem . Afinal, aquela Taça "pertencia " ao Brasil. E quem é o capitão da Seleção Uruguaia ?!

"Dei um passo à frente, senti que ( Ghiggia) cruzaria a bola, aí eu poderia pegar com facilidade. Não sei se ele chutou mesmo com efeito ou se quis se livrar da bola, pois estava sendo acossado; o que sei é que a bola entrou entre a minha perna e a trave."

"Aqui jaz MOACIR BARBOSA DO NASCIMENTO

Brasileiro, negro, jogador de futebol.

O homem que fez o Brasil chorar."

27/03/1921 - 07/04/2000

E se ele tivesse dado um passo atrás...

E se ele tivesse ficado parado...

Infelizmente, nem a História, nem a Vida são feitos de "SE" ...

Malinche
Enviado por Malinche em 13/12/2019
Reeditado em 14/12/2019
Código do texto: T6818391
Classificação de conteúdo: seguro