Por do sol em Messejana

Alguns esteriótipos ditos de Messejana, é que ela fica perto do sol, não por ser quente, não por ficar na terra do sol, mas por estar muito longe para quem mora mais ao noroeste de Fortaleza, como eu. É uma hora e meia de viajem, tempo que levo para chegar no meu interior. Pois é, Messejana é "pra lá da baixa da égua", mas vou dizer uma coisa, que vi em Messejana, e que não vi em lugar algum, foi: o mais bonito por do sol.

Sim, Messejana é bastante afastada da praia, mas tem uma lagoa, que tem uma estátua de Iracema se banhando, e de lá, foi onde eu vi esse espetáculo. Eu estava dentro do ônibus, a tarde já dormia e a noite se levantava, o sol dono do dia, estava dando lugar a escuridão, quando eu olho pela a janela e vejo, o sol se pondo como uma fotógrafia de cartão postal. Ele se punha no infinito horizonte de casas, na lagoa dava para ver sua imagem espelhada, e mesmo com tanto concreto, não atrapalhou a visão que tive. Parece até que foi apenas uma miragem, pois nunca mais o vi, ou que apenas tive a sorte de olhar no momento certo, que a verdadeira beleza, daquela imagem do sol se pondo no infinito formado pelas casas, se mostrara. Então depois eu parei para pensar, que eu ultimamente tenho andado muito de cabeça baixa, sem olhar muito para as coisas, para as pessoas que passam por mim, e elas não tem sido tão diferentes. Então imagino, andando assim, quantos momentos certos como esse, deixei de olhar? Quanta beleza eu perdi?

As vezes as nuvens fazem ótimas pinturas no céu, e eu estou olhando para o chão sujo; tenho um olhar critico e afiado, para ver as coisas ruins que acontece, mas não enchergo muito bem a bondade; fico triste com as coisas ruins que acontecem, porém não fico feliz pelas boas. É, tenho estado muito tempo de olhos fechados, não tenho olhado as coisas no momento certo. Justifico que conhecer as coisas do mundo tem me deixado assim, porém hoje sei que minha cegueira é a ignorância. Não há ignorância maior do que evitar olhar, só porque é desagradável, pois muitas vezes, vocês podem perder o momento certo, e se passar a vida toda sendo assim, terá desperdiçado o dom da visão. Eu agora ando de olhos bem abertos, e espero ter aberto os de alguém, e que esse alguém encontre seu por do sol, assim como eu encontrei o meu.