Segunda chance

P.L. Cipolla


Não que Oduvaldo fosse louco, longe disso. Era apenas muito afoito ao dirigir.
Parece que tendo em mãos a potência de um excelente automóvel, encarnava a sensação de poder que a vida lhe negava.Seu maior prazer era acelerar, acelerar...
Beirando os cinqüenta e poucos anos,desquitado e com dois filhos adolescentes, trabalhava numa multinacional em São Paulo, num cargo médio, já há 15 anos, e sem a menor chance de progresso.
Morando em Santos,viajava todo dia a São Paulo, para trabalhar e assim poder exercer seu maior e perigoso prazer: dirigir em alta velocidade.Sempre comentava com os amigos:- A velocidade é meu maior prazer (fato que o afastava de qualquer tipo de carona) Se a vida para mim estacionou, meu carro voa baixo....
Gostava sempre de acelerar quando ia se aproximando dos túneis, da Imigrantes, principalmente daquele perto da "curva da onça", que lhe causava sempre um arrepio no corpo.
Entretanto, numa noite chuvosa, provavelmente tomado pelo cansaço, ao acelerar no túnel, aquele perto da "curva da onça", seu carro derrapa violentamente e rompendo a defensa cai no precipício e Oduvaldo tem morte instantânea.
Sabe-se lá porque,ou por mérito ou por pena, é convocado imediatamente à presença de Deus, sem passar pelo purgatório ou pelo inferno,onde sua ex- mulher jurava ele iria passar a eternidade.Sim senhor, Deus !!!
E, num misto de surpresa e deslumbramento, está o nosso Oduvaldo na presença d'Ele :
-Meu filho, você certamente não sabe porque o trouxe à minha presença tão rapidamente ?
-Não senhor.Eu nem sabia que ia morrer....
-Muito bem.É que no seu caso houve uma precipitação de acontecimentos que culminaram com sua morte.Entretanto, analisando sua vida, achei que você talvez merecesse uma segunda chance...
Notei você procurou fazer o bem, algumas vezes.Deu algumas poucas esmolas.Não teve inveja e não cobiçou a mulher de ninguém.Teu maior pecsdo foi o excesso de velocidade !- 
--Mas Senhor o que devo fazer para ter esta segunda chance?.
-É simples meu filho.Você tem que perdoar.
-Desculpe divindade, mas não estou entendendo...
-Como já lhe disse você tem que perdoar àqueles que lhe fizeram mal, àqueles que o enganaram, o traíram, o menosprezaram,...
-Quer dizer que tenho que perdoar minha ex-mulher que com sua ganância destruiu a minha família?
Perdoar àquele que no emprego tanto ajudei,que me chamava de “irmão” , que me traiu e hoje finge que nem me conhecer ?
Perdoar àquele que foi meu sócio ,que casou com minha ex=mulher, e que roubou todo o dinheiro da firma que eu vinha guardando para o futuro dos meus filhos e que só não fui preso graças a um bom advogado a quem devo dinheiro até hoje?
Perdoar ‘aquelas mulheres que tanto amei e tanto me traíram ?
Pôxa Deus, assim fica difícil!
-Por isso mesmo,meu filho, conhecendo o seu bom caráter, vou voltar atrás e te colocar no mesmo carro e estrada, em que você estava, só que lhe darei cinco minutos, para que no caminho você reflita bem na nossa conversa e perdoe, podendo voltar atrás e dirigir com segurança para a sua casa, fazendo assim, do perdão a sua entrada numa nova vida".
E ali está o nosso Oduvaldo, na mesma noite chuvosa dirigindo seu carro a 100, 150, 220, 250 por hora, a "curva da onça", derrapagem violenta, choque contra a defensa...Queda no precipício...Morte instantânea.

- "-Olá Oduvaldo!  !Já estava ansioso te esperando.Por um momento pensei que você não viesse mais...
Seja bem-vindo.
- Obrigado! Puxa, mas como é quente aqui dentro e como tem gente !
   Bonita essa sua capa.