C o n s t r u ç ã o

PARA mim o maior compositor da MPB é Chico Buarque de Holanda. Temos sim vários grandes compositores, mas ele é o hors concours. Talvez se tivesse vivido mais tempo Noel entrasse na disputa, mas ainda perderia, talvez por pontos.

Todos temos preferência por algumas canções desse nosso gênio da raça. Poderia citar minhas vinte canções preferidas d autoria dele, mas amanhã citaria mais vinte e assim por diante. Mas há uma que sempre me fascinou e fascina: Construção. Talvez, penso, seja a melhor canção brasileira de todos os tempos. Ele compôs essa joia rara com aenas 27 nos de idade. São 41 versos espetaculares, sempre terminando com uma palavra proparoxítona, versos que vão se alterando no decorrer da música. Com uma lógica incrível, versos lindos e pungentes sempre falando da condição humana, narrando a vida de um pobre pedreiro, uma alegoria e uma denuncia da exploração dos mais pobres. E música fica ainda mais arrebatadora quando é seguida de "Deus lhe Pague".

Fiquei estarrecido com a humildade do compositor quand entrevistado sobre como conseguiu alterar os versos daquela maneira incrível, ele respondeu: "Mexi nos versos como quem joga um jogo de tabuleiro". Bungo. Mas achei arretado foi que quando fi anunciado por um entrevistador que sabia do seu gosto pelo futebol, mandou ver e disse que ele era um compositor genial e um centroavante esforçado. Humilde e irônico ele replicou: "Preferia ser um centroavante genial e um compositor esforçado".

No mais para se explicar sua genialidade só usando um verso de Noel: "Batuque é privilégio, ninguém aprende samba no colégio. Vica Chico Buarque de Holanda. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 23/12/2019
Código do texto: T6825247
Classificação de conteúdo: seguro