A receita mais velha do mundo

No metrô em São Paulo, aconteceu algo que pode ser interpretado como, ensino a distância de como agir em situações delicadas. Do por que, de você prestar atenção em certas ocasiões, aos fatos e repassar aquilo que a cena mostrou a muitas pessoas.

No apertado vagão do trem, viajam para seus destinos muitos desconhecidos que, todos os dias, pegam o mesmo transporte para seus lares, trabalhos, atividades comuns de cada um.

Uma dessas pessoas era uma mulher indo para seu destino, outro usuário, um homem negro com seu filho. No balanço do trem, a mulher sente sua bolsa ser prensada contra seu corpo. Rapidamente abre e procura seus objetos, dá falta do celular. Não encontrando, olha para o lado e acusa o passageiro negro de ter roubado o celular. Acontece uma cena de escândalo, param o trem, chamam a polícia e neste meio tempo a mulher encontra seu celular no fundo da bolsa. Desfeito o mal entendido, as pessoas cumprimentam o acusado por sua calma e por não ter reagido à injusta acusação.

Esta é mais uma historinha de trem que acontece todo dia, no mundo todo. Contudo, o final desta poderia ter sido diferente. Pois, a pessoa que foi injustamente acusada de ter roubado o celular, poderia ter dito outra reação. Não fosse ter ficado calmo. Este senhor poderia ter, por motivos justos, agredido verbalmente quem o ofendeu. Poderia tê-la machucado fisicamente. Poderia estar dentro deste vagão, um policial e, com base na cena que presenciou, ter prendido o acusado. A mulher poderia não ter encontrado o aparelho naquele instante, ter ido para sua casa e a pessoa ser presa injustamente. Estas apenas algumas hipóteses de um final trágico. Contudo, podemos crer que a mão de Deus fez justiça.

A pessoa que sofreu a ação desabafou para uma amiga a situação e disse: - Nesta hora, recordei suas palavras para ignorar a adversidade e crer em Deus, que Ele é justo e foi o que aconteceu.

Lembra aquela musica do padre Zezinho? “E seu nome era Jesus de Nazaré...”. A fama daquela pessoa se espalhou, por que ele pregava amor. As palavras ditas por aquele homem, fizeram, fazem e farão muitas situações como àquela no trem, acabar bem.

É bem simples perceber a profundidade dos exemplos de Jesus Cristo. O que ele falava sobre amar o próximo, quem poderia atirar a primeira pedra e como agir em outras situações adversas.

Todos querem um mundo melhor e podemos transformar este em um paraíso. O acusado ficou calado, pois, uma amiga disse a ele que não reaja, na hora certa Deus o defenderá, aconteceu. As pessoas próximas à cena virão tudo e são testemunhas de que a injustiça pode causar grandes males. Quem ofendeu, aprendeu uma grande lição. Não acuse injustamente.

Basta cremos que somos capazes e juntos podemos fazer um mundo melhor. O mal é forte e não quer que agrupemos. Mas esta situação mostrou que, aquelas dez, vinte pessoas no trem. A amiga que incentivava o acusado a crer em Deus, mais eu e você, somos filhos de Deus e com um Pai desses, o mal não pode conosco. Então, vamos seguir os passos que seu filho nos deu para mudar o mundo.

Segue a receita;

Isto acontece há mais de dois mil anos. A humanidade deve agir como Jesus agia, amar como nos ensinou, sentir o que ele sentia e ao final dormiremos muito mais feliz.

Paulo Cesar

Paulo Cesar Santos
Enviado por Paulo Cesar Santos em 25/12/2019
Reeditado em 26/12/2019
Código do texto: T6826531
Classificação de conteúdo: seguro