Frase infeliz da nossa história

DESNECESSÁRIO desenhar o absurdo e agressão que foi a ditadura militar. Respeito quem consegue enxergar pontos positivos, ma discordo veementemente. Quem defende a democracia não pode concordar com a ditadura.

Mas o que achei mais ignóbil e fascista no Golpe de 64 foi a institucionalização do poder militar via a edição do ato instituição do Ato 5. Ele rasgou quaisquer resquícios de garantias. O ato 5 concedeu poderes ilimitados ao aparelho fascista para perseguir, prender, torturar e assassinar seus adversários. Mais: criou a censura prévia e absurda às letras e às artes. O AI 5 legalizou a ditadura militar e fascista.

De todo o absurdo que foi a reunião presidida pelo ditador Costa e Silva, com seus ministros amestrados (todos aprovaram o monstrengo que foi o AI 5) , inclusive Delfim Neto que hoje posa de liberal, o que mais causou repulsa foi a justificativa do coronel Jarbas Passarinho, então ministro do trabalho e previdência social. Ele disse excitado, frenético e num frisson danado:

"Ás favas, senhor presidente, neste momento, os escrúpulos de consciência".

Para amainar o absurdo, trocaram na ata da reunião, a expressão "às favas" pela palavra ignoro. Uma gambiarra burocrática para esconder o que realmente foi dito. Mas a história não perdoa. Seria bom de vez em quando lembra os males da ditadura. Inté.r

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/12/2019
Código do texto: T6828621
Classificação de conteúdo: seguro