Anos de Chumbo

Nos anos de chumbo, iniciado em 1964, por qualquer manifestação, o governo interpretava como movimento comunista,então manifestantes sofriam consequências físicas e psicológicas. O silêncio e o pavor era o tônica das pessoas com algum conhecimento do regime vigente da época. Havia os ingênuos que sofriam por falar algumas coisas que nem sabiam o que era. Foi o que aconteceu com um amigo e colega de trabalho. Contava o fato com tremenda raiva, mas a gente fazia daquela história , motivos para derreter em risadas.

Esse meu amigo tem o apelido de China, além de um excelente garçon, era envolvido em movimentos musicais. Tornou-se amigo dos componentes do Clube da Esquina. Tinha sua foto num álbum dos amigos de Milton Nascimento. Contava todo gabola de ter Milton assíduo frequentador de sua casa. Aí resolveu dar uma de compositor, para um festival em Caeté MG.

Lá em Caeté tem um morro que o povo o apelidou de “Morro Vermelho” Foi o título da música, levada ao Departamento de Censura da PF. O delegado leu a letra, deu um murro na mesa e perguntou gritando: “Que negocio é esse de morro vermelho?” Por mais que explicasse, não convencia o delegado. China voltou algumas vezes, e o delegado de saco cheio da insistência, deu um ultimato:” Vou mandar te por vermelho, mais é de outra coisa!...” China desistiu e sua maior revolta era de sua música ganharia o Festival de Caeté.

Lair Estanilau Alves.