O Ano Novo no mundo

No Canadá, a tradição para começar bem o ano é pular nas águas de um lago congelante, praticando o chamado "mergulho do urso polar". Deve ser porque, depois disso, qualquer outra coisa que lhe acontecer durante o ano não parecerá tão ruim assim.

***

Em Cuba, a tradição no Ano Novo é espalhar ovo cru pelo corpo, limpando as más energias e afastando os maus espíritos. O problema é que também as pessoas se afastam de você.

***

Uma tradição de Ano Novo praticada na África do Sul é a de arremessar móveis e eletrodomésticos velhos pela janela. Isso simboliza renovação e traz prosperidade (sobretudo para as lojas de móveis e eletrodomésticos).

***

Na Bulgária, uma tradição de Ano Novo diz que as crianças devem ir de casa em casa dando tapinhas nas costas das outras pessoas. Os adultos acham que é para desejar sorte para o ano que se inicia, mas as crianças sabem que é apenas para consolá-los por estarem envelhecendo mais um ano.

***

Quando chega a virada do ano, as pessoas da Guatemala saem de casa levando 12 moedas de um centavo e as jogam para trás, na certeza de que isso lhes trará muita sorte durante os 12 meses do ano. No Brasil, quem achar uma única moeda de um centavo não precisa fazer nada com ela: já está com sorte.

***

Na Romênia, a tradição no Ano Novo é tentar ouvir os animais falarem. Não ouvir nada é um bom sinal. Ouvir algo, porém, representa maus presságios. Provavelmente a pessoa passará o ano inteiro usando medicamento controlado.

***

Na Rússia, a virada do ano é uma correria. Quando chega a meia-noite, eles precisam desejar algo, escrever em um papel, queimar o papel, colocar as cinzas dentro de uma taça e ingerir como se fosse uma bebida, tudo isso em 60 segundos, antes que o relógio marque 12:01, do contrário não funciona. Pode parecer um ritual sem sentido, mas foi graças a isso que a União Soviética se tornou uma potência olímpica.

***

Na Dinamarca, quando chega a meia-noite do dia 31, as pessoas costumam quebrar pratos na porta das casas dos seus amigos. Uma grande quantidade de cacos em frente à porta significa que o morador tem muitos amigos. E também que terá um trabalho dos diabos no primeiro dia do ano para limpar tudo.

***

Na Colômbia, uma tradição de Ano Novo diz que à meia-noite você deve tirar a sua cueca ou calcinha e vesti-la do lado avesso. Talvez não por acaso, as peças precisam ser amarelas. Outra tradição deve ser a de não fazer o número 2 no dia 31.

***

Na Estônia, os números da sorte são 7, 9 e 12. Por isso, na véspera de Ano Novo, todo mundo deve fazer 7, 9 ou 12 refeições. Muitos brasileiros não sabem, mas estão seguindo tradições estonianas.

***

Na Suécia, ninguém acredita que se vestir de branco na virada do ano traz sorte. Ao contrário, eles se vestem de preto! Uma olhadinha básica na tabela de IDH já sugere que a superstição deles é muito mais eficiente.

***

Em Bali, na Indonésia (que tem um calendário próprio), o Ano Novo é também o "Dia do Silêncio". Acreditam eles que se todo mundo ficar quietinho os demônios vão achar que não há ninguém na ilha e vão embora. No Brasil, a tradição é fazer tanto barulho quanto possível, o que explica muita coisa.

***

E quanto às tradições brasileiras de Ano Novo? Bem, por aqui a mais popular é realmente aquela de fazer uma doação à Caixa Econômica Federal. Em seguida vem a de pular sete ondinhas (uma para cada gol da Alemanha).

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 31/12/2019
Código do texto: T6831322
Classificação de conteúdo: seguro