Vício da Escrita

ACHO que é saudável o h´bito da escrita. tal e qual o da leitura. Também penso que o primeiro influencia o segundo.

Agora, não acho natural que a pessoa faça do hábito da leitura uma compulsão, nem da escrita um vício. Infelizmente isso acontece comigo. Não de forma exagerada. Mas sou um leitor quase compulsivo e alguém que é viciado em escrever.

Mesmo sabendo que não possuo cultura suficiente para ler certas obras, eu ainda tento. Algumas as inacessíveis eu largo... Quanto a escrever, mesmo com a convicção que sou apenas um mero escrevinhador matuto, adoro escrever. Sei das minhas limitações porque leio muito e me considero um bom leitor. Oque escrevo não é literatura. Mas consegui algo: um estilo próprio, escrevo do jeito que falo. Se escrevesse diferente o texto não seria meu.Juro.

Tento usar o meu próprio vocabulário e evitar colocar nos textos palavras que não uso no cotidiano. Lembro sempre de algo arretado protagonizado por Graciliano Ramos. Ele detestava certas palavras que julgava esnobes e chatas, elitistas. Certa feita, revisor do jornal Correio da Manhã,pegou um texto de um medalhão da ABL e encontrou a palavra "outrossim". Pegou o lápis vermelho riscou a palavra e escreveu na margem: - Outrossim é a puta que o pariu!. Mas o que adoro dele é um conselho arretado: "A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer".

Tinha razão o grande escritor. Acho que até os caçadores de ticacas, meucaso,devem seguir o seu exemplo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 01/01/2020
Código do texto: T6831657
Classificação de conteúdo: seguro