ALGUÉM RELEMBRE QUE O PAPA AINDA É HUMANO

Saiu em todo lugar o vídeo do Papa Francisco dando tapinhas na mão da mulher que segurou sua mão de forma inconveniente na Praça de São Pedro.

E sua expressão de bravo em seguida.

Depois ele divulgou mensagem se desculpando pela atitude inadequada, intempestiva.

Entendo que na posição que ocupa, um gesto assim não pega bem, pois "deveria ser" referência apenas de reações positivas, especialmente para o imenso rebanho que o tem à frente.

Será que deveria mesmo?

A mulher foi inconveniente e uma pessoa qualquer reagiria naturalmente daquela forma.

Ok, o Papa não é uma "pessoa qualquer", é o Sumo Pontífice.

Aí está o ponto: é uma pessoa qualquer que está apenas desempenhando uma função de destaque mundial.

É gente como eu ou você que, por alguma razão, foi galgado à posição que ocupa.

Não deixou por esse motivo de ser humano e ter reações humanas como qualquer outro teria.

São cruéis as cobranças inerentes a certos cargos, o preço que se paga para desempenhar determinados papéis não perdoa nada.

O Papa, ou qualquer outra pessoa por mais importante que seja sua função, tem todo direito de reagir como pessoa normal quando a situação assim exigir, sem precisar se justificar ou se desculpar depois.

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 05/01/2020
Código do texto: T6834613
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.