Só para lembrar o apagão de 2001

O APAGÃO (2001)

Com a onda do apagão imposta por Decreto-lei, toda a população brasileira foi convocada e obrigada a racionar 20% o consumo de energia elétrica.

No meu caso foi estipulada a meta de consumir 103 quilowatts por mês. Sendo que costumeiramente o meu consumo chega na casa dos 140 quilowatts, as vezes um pouco menos. Para cumprir as determinações impostas, tivemos que: desligar a velha geladeira Gelomatic; (30 anos de uso consecutivo, funcionando bem, mas acabei vendendo), micro-ondas; trocar algumas lâmpadas e desconectar tudo que foi possível das tomadas.

No primeiro mês com tudo ligado conseguimos reduzir para 116 quilowatts, caso contrário a energia seria cortada.

Tivemos que mudar os hábitos e adaptarmos as novas exigências, o problema foi que tivemos que comprar uma bomba de inalação, por motivo de saúde, a esposa com problemas de falta ar, e o uso deste aparelho se fez necessário.

Enviei uma carta à concessionária comunicando o fato, solicitando no mínimo a meta de 140 quilowatts.

Estávamos preocupados e não sabíamos se conseguiríamos atingir a meta estipulada, e quando menos esperávamos chegou uma conta de energia, e ao abri-la deparamos que o valor era de R$ 5,25, num total consumido de 76 quilowatts.

Mas não foi tão simples e muito menos tão fácil, porém conseguimos reduzir consideravelmente o consumo de energia. No mês seguinte, outra surpresa, tivemos que pagar apenas R$ 0,56, enfim melhorou, e só nos resta aguardar a próxima conta de energia elétrica.

Tempos depois esse decreto-lei caiu no desuso, e voltou a normalidade.

Tangerynus
Enviado por Tangerynus em 05/01/2020
Código do texto: T6835248
Classificação de conteúdo: seguro