DIA DE REIS E A ROMÃ ( Série Reflexiva Mente ) ROBERTA LESSA

QUASE MEIO DIA, JÁ SEPAROU SUAS SEMENTES DE ROMÃ?

Tradição milenar que traduz- se em intenções de garantir saude financeira, emocional, física, espiritual e mental.

Dia 06 de janeiro é tradicionalmente na crença cristã considerado o dia da chegada dos três reis magos junto ao recém nascido Jesus Cristo, encerrando assim o ciclo natalino no planeta e o término das festividades comemorativas pela vinda da forca cristica para a humanidade, nessa data as famílias desmontam a árvore de Natal, os presépios e todos os enfeites que remetem às festividades do Natal.

Fruto da romanzeira, a romã, é conhecida pelos homens pelas propriedades mágicas desde a antiguidade pagã, sendo utilizada em ritos que remetia à fertilidade humana e da terra, amor carnais e espirituais e casamentos familiar ou étnicos . Normalmente a romã frutifica no período do ano que se comemora o dia de Reis.

Muito as de suas propriedades também são usadas pela medicina popular brasileira, a exemplo: para dores de garganta e melhoria na voz.

Na cultura popular cada grupo ou nacao tem sua forma diferenciada de realizar o que se denomina: a simpatia do Dia de Reis. Pelo ritual mais conhecido, toma-se 9 caroços de romãs, sendo que o ruralista deve engolir três grãos, jogar outros três para trás ( pelas costas) e guardar o mesmo tanto na carteira embrulhado num papel branco, mantendo -se na carteira até o dia 06 do próximo ano. Durante o ritual cada um cria seus pedidos ao Reis Magos Baltazar, Melchior e Gaspar, repetindo-os até seu termino não esqueçam de ir repetindo a frase: Gaspar, Belchior e Baltazar, sendo grato pela realização do pedido.

O senso comum vincula a romã todo um efeito simbólico e ritualistico, invariavelmente a ciência atestou os benefícios medicibais da romã. A fruta é rica em vitaminas A, C e do complexo B, além de ser uma excelente fonte de ferro e cálcio. Além disso, a romã vermelha possui uma quantidade significativa de ácido elágico, antioxidante muito eficaz no combate dos radicais livres. Alguns especialistas afirmam que: “Apesar de possuir muitos benefícios, a fruta deve ser ingerida com atenção, pois, em grandes quantidades, pode causar efeitos colaterais, como vômitos e enjoo. Logo, o recomendado é não ultrapassar duas ao dia."

Feliz dias de Reis.. .

Que Eles se acheguem mansamente com mirra, incenso e ouro, presenteando-nos também com seus saberes e sabores...

Roberta Lessa
Enviado por Roberta Lessa em 06/01/2020
Código do texto: T6835523
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.