Santos X Riqueza

ALGUNS defensores do neoliberalismo e do capitalismo selvagem (inclusive os os fascistas enrustidos) sempre usam a religião e os santos para justificar sua opção pelo sistema cruel que gera a exclusão social. Tudo bem,admito que é um direito deles, faz parte da sua natureza ser a favor da riqueza e contra sos mais pobres. São cristãos de araque.

Apenas para contestar alguns capões suados que gostam de bancar os teólogos e compotas,vou transcrever algumas opiniões de um bcado de santos:

Tertuliano: "Nós, os cristãos, somos irmãos no que se refere à propriedade que entre vós (o gentio), origina tantos conflitos. Unidos de coração e de alma, consideramos todas as coisas pertencentes a todos. Compartilhamos de tudo m comum, exceto as mulheres. Entre vós, ao contrário, são as mulheres a única coisa que tendes em comum"". Basílio: "O pão que te aproprias é daquele que tem fome; do que está nu, a roupas que guardas no teu armário; do que está descalço, os sapatos que se estragam sem utilidade em tua casa; do que nada possui, o dinheiro que está no teu cofre". São Jerônimo: "Qualquer um que possua mais do que o necessário para viver deverá dá-lo a outrem e considerar-se devedor de tudo quanto dá". Santo Ambrósio: "A natureza dá tudo em comum a todos. Deus criou os bens da terra para que os homens desfrutem em comum e para que sejam propriedade comum de todos. Foi a natureza, portanto, que estabeleceu a igualdade e foi a violência que criou a propriedade privada". São João Crisóstomo:"Impossível enriquecer honestamente. Mas, perguntarão, se houver herdado dos país? Pois bem, terá herdado o que foi adquirido desonestamente". Santo Agostinho: "Não é em virtude do direito divino, mas , mas em virtude do direito de guerra que alguns podem dizer: esta casa é minha,esta vinha é minha, este servo é meu. Quem possui um bem supérfluo possui um bem que nao lhe pertence"

Vou acrescentar mais duas opiniões de peso. A primeira de João Paulo II: "sobre tda propriedade privada recai sempre uma hipoteca social". A segunda é de Jesus Cristo: "É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus".

Os antos arrasaram a riqueza. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/01/2020
Código do texto: T6836946
Classificação de conteúdo: seguro