Seriêma

Crônicas Rurais.

Hoje tem Festa no Bonfim, nossa região rural, em breve comentarei sobre suas festas, sagas e histórias.

Hoje é sobre a Seriema Ingênua..

Bonfim, Santa Cruz e Mottas, zona rural de Aparecida, por onde passeio, vejo algumas espécies de animais e aves, acho legal, pois por alguns momentos temos a impressão de estarmos num belo parque ecológico. Sei que está em avanço o projeto do parque na represa dos Mottas. Mas o parque será tbm assunto para outra crônica.

Voltando aos animais e aves, nesta região rural há belas seriemas, elas caminham, mistura de passeio e caça pela rasteira mata de braquiara, sempre de 2, talvez um casal apaixonado.

Eu as vejo sempre pela manhã e no final de tarde em busca de alimentos, insetos e pequenas cobras entre outras presas. Já vi comendo uma pequena cobra vermelha. Emitem sons parecido um canto para cada situação. Acho que até quando preveem chuva. Seu canto é ouvido até 1 km ou mais. Há!! 1 km naquele silêncio do sertão é quase 10 metros na cidade.

São garbosas. Altas. Olhar expressivo, giro sincrônico constante por todos os lados e são mansinhas. Tem belo olhar e demonstram certa confiança em nós humanos. Sim muita confiança em nós humanos. Sim. Talvez seu maior erro.

Lá distante mar de serra num elevado topo, o qual parece um elefante, uma fumaça branca se mistura com o azul infinito e o sol de agosto. Mas um risco negro chuleia o verde no quase sertão. Queimada à vista! E a seriema passeia alegremente apaixonada...

Reinaldo Cabral
Enviado por Reinaldo Cabral em 10/01/2020
Código do texto: T6838491
Classificação de conteúdo: seguro