Tio Zacarias

Quando eu era criança, íamos muito pra casa de minha vó paterna como já abordei em outro texto, existia essa figura Chamada Zacarias ele parecia muito com aqueles negros escravos dos quadro de Debret, alto, negro, barba e cabeleira cinzenta. Era aposentado se aposentou como funileiro sua oficina era no Pelourinho criou muito bem os seus filhos. Com a aposentadoria vivia na sala de jantar ouvindo rádio, sim rádio na seguinte estação OM, Rádio Excelsior da Bahia de prefixo ZYH 447/840 que naquele tempo ficava na Praça da Sé.

Na época que a Praça da sé ainda era fim de linha e sempre eu na minha mentalidade de criança sonhava com o universo de coisas que existia dentro daquele primeiro andar.

Voltando para o finado Zacarias, eu ficava impressionada com a quantidade de informações que ele detinha, o rádio era ouvido num volume bem alto, ainda na casa na ante sala existia uma espécie de biblioteca com diversos livros, mas o que mais me chamava a atenção era justamente a coleção vermelha, achava linda!

Gostava de estar por ali perto no tempo do carnaval ficávamos lá com minha vó, o mais interessante era ouvir as transmissões ao vivo do carnaval que naquele tempo se resumia ao seguintes lugares: Praça da Sé, Praça Municipal, Rua Chile, Praça Castro Alves, Carlos Gomes, Avenida Sete e Campo Grande.

Era muito bom pois as pessoas se fantasiavam víamos todos os tipos de fantasia, lembro que tinha receio do grupo de diabos, as caretas eram lindas, era muito bom todos fantasiados encontrava alguém conhecido dizia o nome da pessoa e muita coisa sobre ela pra vê se o escolhido adivinhava quem ele seria.

Eu criança ouvia a narração do locutor e me transportava pra aquele local imaginava toda a cena, as vezes também tio Zacarias chamava os adultos para contar de algum crime que ocorria, um mascarado matou a facadas um muquiranas no Beco Maria Paz e fugiu.

Existia essas demandas os desafetos se aproveitavam da situação para se livrar dos seus inimigos.

Lembro dos blocos que saiam d Barroquinha , Barroquinha zero hora, Come lixo entre outros o carnaval era muito divertido lembro da tristeza da quarta feira de cinza que ia pra missa com minha vó na Igreja da Misericórdia e voltava com aquela cruz na testa cinza, simbolizando a quarta feira de cinzas e para mim o silêncio nas ruas que demonstravam quê só paro ano.

Ainda sobre tio Zacarias ele continuava ouvindo o seu rádio cor de jacarandá depois de certo tempo se aproximava Paixão de Cristo e o rádio emudecia, não varria casa só se fazia as comidas com muito silêncio e respeito a Cristo que sofria o rádio só tocava clássicas e olhe lá!! Na mesa era obrigado a ter o pão redondo grande que todos tinham que comer um pedaço e o vinho que todos tomavam as crianças um gole.passada toda essa melancolia o sábado de aleluia.

Nessa festa que eu não conseguia me manter acordada pra ver a queima só queimavam o Judas a meia noite. Com o passar do tempo vinha minha festa predileta o São João e começava a tocar meu gênero predileto nas rádios, o Forró, meus cantadores prediletos eram Mestre Lua, Trio Nordestino me sentia muito a vontade, alegre e sempre que chegava no número 22 da Rua do Tira Chapéu na Barroquinha tio

Zacarias estava com seu Rádio ligado, e eu amava!!

Clara de Almeida
Enviado por Clara de Almeida em 10/01/2020
Reeditado em 10/01/2020
Código do texto: T6838825
Classificação de conteúdo: seguro