Um dia fui Claraluna II*
 
 
Ontem deveria ter sido apenas mais um dia rotineiro, mais um dia daqueles em que fazemos exatamente as mesmas coisas e ao final do dia, agradecemos a Deus pela existência, pelo dia transcorrido em paz...
 
Mas não foi assim, um simples fato alterou todo o meu dia.
E uma música antiga foi a causa da quebra da rotina,
Meu filho DJ selecionava músicas, para um baile de época, anos 50.
 
E de repente eu ouvi os versos de minha infância, na língua de meu avô:
 
_ “ Como um rayito de luna
Entre la selva dormida
Asi la luz de tus ojos há iluminado
Mi pobre vida
 
Tu diste luz al sendero
Em mi noche sin fortuna
Iluminando mi cielo como um rayito
Claro de luna.”...
 
Foi o suficiente para eu me transportar à infância, e ouvir meu avô me chamar
de “Claraluna”.
 
Claraluna foi o pseudônimo que  usei quando cheguei ao Recanto das Letras.
 
Mas depois de algum tempo, o pseudônimo queria suplantar o nome que meu pai me deu.
 
Hull, exatamente como a cidade lá da Inglaterra, que no dialeto inglês, eles pronunciam “ULL”.
 
Abandonei, para desgosto de alguns colegas, o pseudônimo, que foi o meu nome de infância.
 
Meu parceiro de cordéis, Airan Ribeiro, ficou tão injuriado, que até fez um cordel protestando.
Eu respondi ao cordel e terminei com os versos que se seguem:
 
“La noche de Clara Luna
En plenilunio quedò
Hoy yo soy la Fuente clara
La luna ya se metiò.
Para siempre serè tu amiga
Por eso non te fatigas
Ulli ès todo que restò.”
 
E realmente, Ull foi tudo o que ficou, escolhi honrar o nome que meu pai escolheu para mim.

Como uma música pode nos trazer tantas lembranças?
 
 *******

 
 
Que se interessar em ouvir a música referida, poderá encontrá-la no YouTube, o título é mesmo “Rayito de Luna”.


Claraluna II*= Eu já havia usado este título quando deixei de usar o pseudônimo.