Respeita Paquetá

.

Certa vez, postei no Facebook uma mensagem sobre consciência filosófica. É claro que algumas pessoas me tomaram por louca ou imbecil. Afinal de contas, o que é esse raio de consciência e pra que serve? Parece uma coisa da Antiguidade ou algo futurista que algum dia, quem sabe, fará parte do nosso dia a dia.

Embora pareça tão estranho esse princípio, está mais do que na cara que quase ninguém usa, principalmente aqueles que estão no comando e com total displicência e simplismo estabelecem regras e impõem mudanças que não favorecem à grande maioria das pessoas envolvidas em uma situação. Ou seja, pouco se importam com os seres humanos; o que tiver que ser feito, vai ser como eles querem e pronto, mesmo que os prejudicados paguem impostos e mantenham o carrossel em movimento.

Este é o caso da CCR Barcas, que quer impor aos moradores de Paquetá uma grade de horários absurda que implica cinco horas de espaço entre uma barca e outra. É óbvio que ninguém, nem mesmo o turista que não mora lá, quer aceitar. O mundo atual exige de nós uma movimentação intensa que mal cabe em meia hora de espera, imagina cinco.

Pessoas que estão à frente de uma organização e podem decidir por outras precisam partir de um mínimo de sabedoria e respeito ao próximo para estabelecer regras. Caso contrário, ao invés de organizar, irão prejudicar pessoas, gente, seres humanos... Por isso, é tão importante partir de uma consciência filosófica para se tomar qualquer atitude. É preciso tê-la até mesmo para não jogar uma casca de banana no chão, provocando a queda de alguém ou talvez paralisia.

Então, pelo direito de ir e vir, dentro de um espaço de tempo lógico e possível, vamos pedir à CCR Barcas que repense sobre essa grade absurda.

Consciência filosófica é um termo pomposo e muito bonito, mas nem é preciso ter estudo para se obtê-la. É só uma questão de sabedoria, respeito e até de simancol. Minha avó foi lavradora e tinha.

#respeitapaqueta