Reflexões para a idade da pedra lascada à brasileira.

Não digo que estamos vivenciando um período medieval. Pior: uma idade da pedra, mas não polida. Lascada mesmo. Em que a violência se transformou numa expressão absolutamente normal, a ostentação da ignorância tem charme e os ignaros estufam o peito para demonstrar sua mediocridade e estupidezes. Tempos de valorização da morte (dos outros, claro), de racismo escancarado, homofobia, de arminhas com sorrisão sádico, machismo assombroso, gigantesca desvalorização da mulher e das minorias e que tais. Tempos de reafirmação da psicopatia.

Os exemplos aparecem aos borbotões. Hoje mesmo, lendo diversos jornais eletrônicos, me deparei com uma fulana que se apresenta como médica no inominável programa televisivo, o BBB. Ela dizia sonhar para que a ex presidente Dilma aparecesse no seu plantão se sentindo mal. Eu me abstenho de falar o nome dessa ameba que se diz doutora. Em épocas de merdocracia explícita, essa primata levaria algum prêmio, certamente.

Ora, vamos mudar de assunto.

A sugestão de leitura é o artigo publicado hoje na UOL, de autoria do psicanalista Contardo Calligaris, intitulado "Qual é o sentido de "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos?"

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/contardocalligaris/2020/01/qual-e-o-sentido-de-brasil-acima-de-tudo-deus-acima-de-todos.shtml

Lembrando que a resistência se faz também pela incessante busca do conhecimento.

Boa leitura.

Vera Moratta
Enviado por Vera Moratta em 23/01/2020
Reeditado em 25/01/2020
Código do texto: T6848965
Classificação de conteúdo: seguro