Falta Injusta e Injustificada

A luz da cerimónia da abertura do Ano Lectivo, os professores foram convocados a participar, embora o acto em si convida todo mundo (estudantes, encarregados de educação e população em geral, pois, seria presidida pelo Presidente da nação). O acto foi muito bem preparado pelas comissões organizadoras e ocorreria num Pavilhão da cidade acolhedora onde cada convidado tinha a possibilidade de sentar a vontade numa cadeira. Mas, como o número de assentos é limitado e, por uma questão de justiça só os primeiros a chegar no local poderiam conseguir um lugar. E, como a expectativa das pessoas em verem o Presidente da República era muito grande, muitos acorreram ao local onde depois de estar lotado, os organizadores pediram aos atrasados a não puderem entrar, que na minha opinião foi uma boa medida pois, se não, causaria só muita confusão lá dentro.

Infelizmente, ainda existe aqueles chefes intermédios que obrigam os seus subordinados a participarem nesses tipos de actividades. E, para garantirem a presença de todos, fazem listas de presenças no local, na qual quem não constar lhe é marcado falta e consequentemente descontado no seu salário. Esta é uma actitude que eu acho como a causa de muitos constrangimentos às pessoas, uma vez que, atendendo a grande enchente no local, cada um fica com a preocupação de localizar o portador da lista para assinar, o que faz com que eles em vez de prestarem atenção à cerimónia, têm que girar e revirarem constantemente as cabeças e/ou olhos na tentativa de localizar e, em caso de sucesso, movimentar-se para ir ao encontro da lista, o que atrapalha a atenção dos outros ao seu lado. Nessas condições, é normal existir alguém que não consiga localizar e assinar.

Importa referenciar também que o local ficou lotado antes de a cerimónia iniciar, o que quer dizer que muitos chegaram a tempo, mas não puderam entrar! Por isso, não é justo marcar falta a esses como ausentes.

Os Livros de Ponto ou outros meios de controlo de presenças, nas organizações, devem estar em um local fixo e muito bem identificado por todos. A existência de listas (de presenças) móveis representa uma certa desorganização.

Não se pode convidar muita gente quando não se tem a capacidade de acomodar todos.

Quando a sala está cheia, não interessa a presença dos demais.

 

Mwéene Ndaka
Enviado por Mwéene Ndaka em 04/02/2020
Reeditado em 28/09/2023
Código do texto: T6857821
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.