Decálogo do caipira

Ôça eu, brasilêros deste Brasilsão de Deus. Sô caipira di São Paulo. E já discubri as déiz coisa necessária pra ajeitá o Brasil. Não se arreparem nas minha linguage pruque é ansim mermo qui us caipira fala. E si recramá leva um tiru d’ispingarda nus ouvido.

Primêro: Vâmu pará cum essa história di hómi falá finu e se vesti di muié e as muié falá grosso e se vesti di hómi. É frescura dos dois lado. Hómi qui é hómi, hómi cum agá maiúsculo, fala grosso inguarzim tôro e vésti carça, e muié qui é muié cacareja inguarzim galinha e vésti saia.

Segundo: Casamento é coisa séria. Se casô tem di arrespondê pur todas as compricação do casório. Intão, hómi têin di levá a sua muié pru tumulu si morrê dispois dela, e a muié têin di levá o seu hómi pru tumulu si morrê dispois dêli. Se us dois morrê na mesma órinha, us fio dêlis têin di us levá pru tumulu.

Tercêro: Rezá pá Deus e pá Nossa Senhora, e mandá tôdus us descrênti prus inférnu, e qui êlis queimi lá, us marditu fios-da-égua.

Cuarto: Qu’istória é éssa di muié dirigi camião? Muié têin di ficá im casa cuidano dus fio i mantênu a casa limpinha.

Quinto: Pra que sérvi a tar da alfabatesisação, êsti palavrão? As pessôa aprendi a lê i a escrevê mas não lê i nêin escrévi. Intão fécha as iscóla, i manda todu mundu trabaiá di pedrêro, encanadô, cortadô de árve, lavradô. Pra mim, a tár da alfabatesisação é parênti próximo da alfafa - só sérvi pra dá di comê prus burru -, i longínquo da alfaia - só sérvi di enfeite e prá si exibi -, e nêin muito próximo, nêin muito longínquo, da alfazema - só sérvi pras pêssoa ficá cherosa i iscônde dus ôtro u seu fedor.

Sexto: Prendê tôdus us pofressôr qui não sabe insiná prus aluno o que têin di insiná praêlis, e que nêin sabe o que é; ou, então, há ôtra opção: Demití tôdus êlis, e entregá pá êlis uma inchada, uma pá, i mandá êlis pra roça trabaiá. Êlis são muintu forgado.

Sétimo: Us jornalista têin u dever di informa, e não di menti. Intão, pô todus us jornalista mentiroso na cadeia.

Oitavo: E qui bestêra é essa de que pai não póde dá uma surra nus fio di veiz em quando? Apanhei de vara de marmelo e de espada-de-são-jorge, e sô hómi com agá maiúsculo. Dá uma sóva nus fio uma veiz pur semana é direito inalinienável dus pai e faiz bêin prus fio. Ansim êlis vira hómi com agá maiúsculo.

Décimo: Us fio têin di honrá pai e mãe; se não honrá, o chicote canta nus lombo dos peste, bando de fios desnaturados.

Nono: Pulei o nono, intão, falo dêli pru último: Lê a Bíblia. A Bíblia foi escrevida por hómis com agá maiúsculo, que sabia das coisa i conversava direto com Deus Nosso Senhor.

Estas são as déiz coisa que, se feitas pelos brasilêros, vão fazê o Brasil de Nosso Senhor voá de vento em popa.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 04/02/2020
Código do texto: T6858066
Classificação de conteúdo: seguro