DESESPERO
 
Quando aqui chegamos, vindo da vida espiritual do qual estávamos inseridos para redenção dos nossos erros e pecados, jamais poderíamos imaginar que neste mundo de expiação e provas a qual encontra-se em estágio de regeneração, iriamos encontrar caminhos tortuosos que nos levariam para um estado psíquico de desespero.
O ser humano, matéria nesta vida, não deixou de ser um espírito, logo, susceptível a erros e acertos encontra em seu caminho adversidades que deverão ser ultrapassadas para sua evolução como matéria e espírito que é.
O desespero que o acomete tem causas nestes caminhos tortuosos que nos influenciam a tomadas de decisões impensadas que nos levam a um estado irracional por não sabermos qual o caminho a tomar.
Este sentimento tem como causa principal a falta de fé. A descrença em si como um ser capaz de superar obstáculos. A falta de fé num futuro promissor. O achismo da qual se processa em sua mente de que não poderá conquistar o que deseja em seu próprio benefício.
Qualquer dificuldade oriunda da própria vida, transforma as criaturas de Deus a se desesperarem facilmente.
A perda de um ente querido, o desespero instala. É preciso que tenhamos discernimento para entender que a vida deste ente querido continha, pois como espírito seguira o seu caminho na espiritualidade, e que devemos nos desapegar, uma vez que, não podemos interferir na sua trajetória espiritual. A saudade deve manter, sem desapego. Lembrar deles como criaturas que somou em nossas vidas, e, jamais demonstrar tristeza diante da sua partida. Isso é despego.
Se os recursos são escassos, o homem entra em desespero. Ora, meus irmãos, todas as dificuldades em nossas vidas têm uma razão de ser. Ninguém pode superar suas dificuldades se não souberem conduzi-las com dignidade, amor e esperança de um futuro melhor.
Não esquecer, que como filhos de Deus, Ele nos propicia a vida neste planeta Terra para que possamos aprender a seguir os ensinamentos que nos foram envidas por Ele, através de Moises, e, divulgado pelo Vosso Filho, par remissão dos nossos pecados nesta  vida, e, dos débitos contraídos em vidas passadas.
Lembremos que a caridade, a fraternidade, a igualdade, o amor ao próximo e a fé no Pai, no Filho e no Espírito Santo é a missão que devemos adotar para a nossa evolução espiritual e material.
Ao entrarmos em desespero devemos nos apegar a Deus em primeiro lugar, e, aos nossos Guias e Protetores Espirituais.