SOBRE EXTREMISTAS

Para mim conviver com extremistas não é nenhuma novidade , pois desde muito pequeno , na mais tenra idade , eles já rondavam o perímetro da casa onde minha irmã Isane e eu fomos criados.

Convivemos desde muito cedo com os dois modelos de extremistas , de direita e de esquerda , tanto uns quanto os outros muito parecidos.

Abstraindo , evidentemente , o pano de fundo ideológico, quanto ao "modus operandi", a postura, os métodos , os procedimentos os igualam. São idênticos.

Eles não conseguem , jamais , sob hipótese alguma , simplesmente discordar de ideias e necessitam visceralmente atacar pessoalmente ao opositor. Não lhes é suficiente apresentar uma leitura diferente , formular uma antítese ou simplesmente sublinhar suas razões de discordância.

Não ! Isso não lhes basta .

Eles , movidos pelo extremismo , deixam de lado qualquer prudência quanto aos ataques contra a honra, a dignidade e amor próprio dos outros. Atacam com ferocidade desmedida.

Os extremistas são os mesmos de ontem e de sempre , são o idêntico protótipo humano que em todos os tempos , passado, presente e futuro, representam o apoio a projetos monstruosos como os de Hitler, Stalin , Franco, Pinochet, etc,etc

Eles e suas ideias pétreas , suas convicções imutáveis, absolutamente imunes ao debate civilizado , estarão sempre de pé e à ordem para ferir , para magoar , para ofender.

Eu não consigo guardar ressentimentos , não gosto de nutrir essas coisas que nada somam.

Mas tenho medo dessas pessoas. Se não nutro mágoas isso não significa que não tenha medo.

Temo-as, justamente porque sei até onde podem ir e conheço a total ausência de limites no elan desses extremistas, porque para eles não existem fronteiras.

Há muitos anos que me dedico a escrever, em jornais , em publicações alternativas, em mídias virtuais e , sobretudo , nos autos de processos judiciais . Convivo com quem gosta, não gosta, concorda , discorda e até com os que passam batido , indiferentes. Sem problemas.

Há alguns meses alguns extremistas de esquerda se degladiavam dando como certo o prêmio Nobel da Paz para Lula, despertando ira dos outros extremistas e agora os da direita se enfureceram com o Oscar concedido ao ator protagonista do filme Coringa. Em ambos os casos o fanatismo, o sectarismo a cólera e a fúria eram componentes indissociáveis.

Estou próximo aos sessenta anos e vou continuar escrevendo meus textos , expressando meu livre arbítrio , sempre disposto a ouvir criticas construtivas e até eventualmente rever posições , flexível , porque a vida precisa ser elástica. Não tenho nenhuma inclinação para vaidades,para extremismo.

Quem desejar discordar fique à vontade , faça-o, apresente suas contrariedades, oposições, antíteses .... serão muito bem vindas, desde que com respeito , com o mesmo respeito que busco dar a cada pessoa com a qual convivo.

Estejam certos que para se construir um mundo plural , justo , equilibrado , mais do que necessário , é imprescindível que se saiba lidar com diferenças , aprender com os diferentes , respeitar diversidades.