Patos está preparada para as chuvas? (12/02/2020)

Enchentes urbanas são reflexos do descaso com o saneamento básico. Alguém duvida? Não é culpa das chuvas. As inundações têm como causas principais, as naturais e as antrópicas, ou seja, quando esse fenômeno da natureza é intensificado pela ação do homem. Temporais estão matando pessoas e causando uma série de danos Brasil afora. É só ver nos noticiários. Aqui mesmo, outro dia, uma “chuvinha de vento”, derrubou árvores, placas de publicidade, fiação elétrica...- Imagine quando tivermos índices pluviométricos maiores. Manda chuva, Deus, mas de bênçãos. A cidade de Patos não está preparada para lidar com a situação. Não temos um sistema integrado de galerias pluviais para onde escoariam as águas drenadas das sarjetas, os bueiros vivem entupidos de sujeira, os nossos canais não comportam uma grande vazão e além disso não há um sistema de monitoramento das áreas de risco. Não temos plano de contingência, entenderam? A Defesa Civil só tem seis funcionários. Impossível darem conta das ações destinadas a evitar ou minimizar desastres. E o inverno ainda nem começou. Culpa deles? Não. Pergunto: se precisar desalojar famílias em situações de risco onde serão alojadas? O município tem alguma estrutura já montada caso ocorra uma enchente? Ei? Em caso de temporal, muita gente pode ficar desabrigada. E os problemas não param por aí... - Depois vem a contaminação por doenças, riscos de desabamentos, estradas interditadas... - Se eu ligar agora para a defesa civil, alguém me atende? Tô ligando...

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 12/02/2020
Reeditado em 12/02/2020
Código do texto: T6864122
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.